Metrô determina desapropriações em Guarulhos para obras da Linha 2-Verde
Espaços serão necessários para viabilizar as obras do Pátio Paulo Freire, localizado perto da Rodovia Dutra
Por meio de resolução publicada nesta sexta-feira, 26, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), do Governo do Estado, determinou a desapropriação de uma área superior a 41 mil metros quadrados, dentro da cidade de Guarulhos.
São diversas casas no bairro da Vila São Pedro, junto a Avenida Educador Paulo Freire, que serão demolidas e seu espaço utilizado para a construção de novo pátio da Linha 2-Verde do Metrô.
Conforme o documento, a estatal metroviária pode solicitar os espaços e terrenos de maneira amigável e ou via judicial, podendo inclusive, invocar o caráter de urgência da tutela destas áreas.
“… confrontando com os fundos dos imóveis do alinhamento da Passagem Aires; linha 5-6 (22,59m) e linha 6-7 (42,30m), linha 7-8 (43,53m), linha 8-9 (29,46m), linha 9-10 (46,62m), linha 10-11 ( 37,26m), linha 11-12 (46,35m) e linha 12-13 (84,89m), todas confrontando com o trecho a céu aberto de drenagem associada ao antigo leito do Rio Cabuçu de Cima; linha 13-14 (11,00m), na confluência do trecho a céu aberto de drenagem associada ao antigo leito do Rio Cabuçu de Cima e o Rio Cabuçu de Cima; linha 14-15 (209,94m), linha 15-16 (29,10m), linha 16-17 (32,60m), linha 17-18 (33,35m) e linha18-19 (32,43m), todas confrontando com o Rio Cabuçu; linha 19-20 (148,56m) e linha 20-21 (10,69m), ambas no alinhamento da Rodovia Fernão Dias; linha 21-22 (74,56m), linha 22-23 (12,02m), linha 23-24 (10,44m) e linha 24-25 (23,00m), todas confrontando com a área do Decreto de Utilidade Pública nº 67.231 de 03/11/2022; linha 25-26 (25,00m), confrontando com o imóvel nº193 da Rua Maria Conceição; linha 26-4 (38,52m), confrontando com os fundos dos imóveis da Passagem Aires…” cita o documento, mas sem exibir uma planta do local exato.
O túnel de acesso ao Pátio Paulo Freire, a partir do VSE São Pedro (Willian Moreira)
No espaço deve ser implantado também o Poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) São Pedro, entre as estações Ponte Grande e Fernão Dias.
Os custos para indenização dos proprietários terão origem a partir do orçamento do Metrô. Com a publicação da decisão, a companhia estatal procurará os donos dos imóveis para definir a transferência de posse.
A expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos, trata-se da fase a partir da futura estação Penha, até a Dutra, adicionando um pátio metroviário e cinco estações. Atualmente as obras se encontram em estágio inicial.
Os trabalhos para implantar o pátio já começaram com a limpeza do terreno principal. Não há uma data de inauguração prevista mas espera-se que isso ocorra no início da próxima década.
Parte do terreno do pátio Paulo Freire sendo escavada (iTechdrones)
