|

Metrô discute pátio da Linha 20-Rosa com prefeito de Santo André

Segundo deputada, equipes do Metrô e do governo do estado estiveram reunidas para acertar ponto de partida do ramal

Linha 20-Rosa começando pelo ABC (Jean Carlos)
Linha 20-Rosa começando pelo ABC (Jean Carlos)

As tratativas para definir o segundo pátio de manutenção da Linha 20-Rosa estão ocorrendo junto à Prefeitura de Santo André, afirmou a deputada Ana Carolina Serra (Cidadania) ao jornal Diário do Grande ABC.

Segundo ela, que é presidente da comissão da Assembléia Legislativa para assuntos metropolitanos e municipais, o prefeito Gilvan Junior (PSDB) recebeu recentemente equipes do Metrô e do governo do estaddo para tratar do tema.

Como afirmou recentemente o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o início da Linha 20-Rosa pelo ABC depende da existência de um pátio de manutenção na região.

Estações da Linha 20-Rosa (Metrô SP)

De fato, o ramal de 33 km e 25 estações não poderia ter as obras começadas por Santo André apenas com o pátio que será construído em Santa Marina, na região da Lapa.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Embora já esteja em processo de desapropriação, a área fica na extremidade oposta da linha, portanto inviável da forma como Tarcísio prefere (ramal começando pelo lado de menor demanda e conectividade).

O novo pátio da Linha 20-Rosa em Santo André (GESP)

O Metrô havia escolhido um terreno melhor posicionado para a linha em Santo André, a antiga fábrica da Rhodia, vizinha da estação da Linha 10-Turquesa. No entanto, o terreno foi adquirido por uma empresa que já iniciou a construção de um centro logístico no local.

A solução foi levar a Linha 20 mais ao sul, na altura da futura estação ABC, que unirá as linhas 10 e 14-Ônix (VLT). A situação do terreno, entretanto, não é conhecida.

Em estudos pelo Metrô, a Linha 20 deve ter o edital publicado em 2026 e será possivelmente uma Parceria Público-Privada (PPP).

Inscrever-se
Notificar de
guest
8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Webmaster
Webmaster
1 dia atrás

Já que teremos mudanças em Santo André, por que não mudar os traçados das linhas 14 e 20?
– Linha 14: Suprimir o trecho estação ABC / Jardim Irene
– Linha 20: Suprimir o trecho estação Santo André / Principe de Gales
– Linha 20: Adicionar o trecho estação ABC / Vila Pires / Jardim Irene (SA) / Baeta Neves / Paço Municipal, Rudge Ramos (SBC)

Seria muito melhor ligar o centro de SBC nessa linha

Leonardo
Leonardo
1 dia atrás
Responder para  Webmaster

Também acho. O centro de SBC não ser atendido pela linha 20 não faz sentido algum.

Raphael
Raphael
23 horas atrás
Responder para  Webmaster

Nessa situação hipotética seria ainda mais difícil encontrar um pátio de manutenções no centro de São Bernardo. Fora isso, se tratando de uma linha de 33km, leva-la até o Paço de São Bernardo iria significar um acréscimo relevante. Acredito que tendo alternativas como o BRT e trólebus com conexão fácil ao Mêtro, já resolve. No desenho atual a estação Afonsina terá esse papel de integração com BRT e estação Santo André com a CPTM.

kiritsu
kiritsu
14 horas atrás
Responder para  Raphael

O pátio n precisa ser na ponta da linha, ele pode ser no meio sem problema algum

Marco
Marco
19 horas atrás
Responder para  Webmaster

São Bernardo precisa da sua própria linha, não da 20 Rosa. Apesar de ser horrível saber que serão décadas esperando, temos que pensar no futuro distante e não no próximo.

O traçado da Linha 18 pode e deve voltar como uma linha de metrô no futuro, sendo monotrilho ou não.

Diego Vieira
Diego Vieira
44 segundos atrás
Responder para  Webmaster

Se os Setti & Braga conseguiram impedir a construção de uma linha inteira (Linha 18 Bronze de Monotrilho) para atender São Bernardo do Campo, você acha mesmo que permitiriam alterar o traçado da Linha 20 para entrar na área deles?

Eu concordo que seria uma opção interessante usar a Linha 20 para atender esse trecho entre as regiões ao sul das duas cidades, mas a realidade do feudo de São Bernardo bate à porta quando se fala em superar as limitações do sistema de ônibus.

Ivo
Ivo
19 horas atrás

Um pátio para um trecho sem demanda?

tiago
tiago
4 horas atrás

Não ter a estação ABC na linha 20 me parece tão estranho quanto aquele projeto maluco da linha verde depois da vila prudente se chamar linha 15 branca e o monotrilho seguir até cidade tiradentes como linha 2 verde.
(putz, comentários depois de 1000 propagandas de novo. tá chatão isso)