Metrô estima escavar trecho entre Penha e o Complexo Rapadura em apenas um ano

Tuneladora Cora Coralina deve recomeçar montagem de túneis em novembro. Equipamento está sendo levado para o local

Tatuzão Cora Coralina no VSE Falchi Gianini
Tatuzão Cora Coralina no VSE Falchi Gianini (CMSP)

O Metrô de São Paulo espera concluir as escavações com a tuneladora Cora Coralina em novembro de 2026. Trata-se de cerca de um ano de trabalho entre a estação Penha e o Complexo Rapadura, futuro estacionamento de trens da Linha 2-Verde.

A previsão foi feita por um engenheiro da companhia ao Via Trolebus, que visitou o poço Falchi Gianini em evento organizado pelo Metrô e que também incluiu um perfil de rede social – o site MetrôCPTM não foi convidado.

O tatuzão chinês fabricado pela CREG – e maior já usado na América Latina – concluiu a primeira etapa de escavações em maio. Ele partiu do Complexo Rapadura em novembro de 2023 e passou pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato, antes de chegar ao VSE Falchi Gianini, próximo à estação Vila Prudente.

A máquina está sendo levada por carretas para a estação Penha, onde será remontada e partirá para a nova fase em novembro deste ano.

Obras na Estação Penha da Linha 2-Verde (iTechdrones)

Serão pouco menos de 3 km de túneis, passando pelas estações Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel, portanto, se cumprir a meta, terá avançado a uma média diária de cerca de 8 metros.

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Cora Coralina precisa deixar a estação Penha antes do final do ano por uma boa razão: outro tatuzão similar está sendo fabricado pela mesma CREG para escavar o trecho até a estação Dutra, em Guarulhos.

O novo equipamento de características similares deve chegar ao Brasil em novembro.

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