Metrô prevê primeiro trem da Linha 17-Ouro chegando em maio

Composição de monotrilho está sendo fabricada na China pela BYD SkyRail. Previsão de abertura do ramal é de 2026
Primeiro trem da Linha 17
Primeiro trem da Linha 17 (GESP)

O Metrô de São Paulo prevê receber o primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro em maio próximo, segundo o Relatório Integrado de 2023.

A previsão é um pouco mais otimista do que a feita pela fabricante da composição, a BYD SkyRail, que ao site planeja enviar a unidade cabeça de série para o Brasil até junho.

O contrato de sistemas da Linha 17 prevê a fabricação de 14 composições SkyRail com cinco carros e que formarão a frota do trecho inicial do ramal, com 6,7 km de extensão e oito estações.

A chegada do primeiro trem depende do andamento de outros contratos do projeto como o de obras civis remanescentes, assinado em setembro passado com a empresa Agis.

Área de manobra dos trens no pátio
Área de manobra dos trens no pátio (CMSP)

O pátio Água Espraiada está sendo preparado para receber a primeira unidade do SkyRail, mas o andamento dos trabalhos ainda não causa boa impressão.

Em recentes registros, havia pouca atividade no local e mesmo o Prédio A, onde haverá o maior espaço para acomodar os trens, continua com o telhado inacabado.

Trabalhos em várias frentes

Segundo o Metrô, estão sendo feitas adequações no projeto executivo, tratamento de concreto e fabricação de 39 vigas-trilho no piso térreo e outras quatro no piso superior.

A nova divisão de fases da Linha 17-Ouro
A divisão de fases da Linha 17-Ouro

Além disso, há avanços em aparelhos de mudança de via, necessários para que os trens possam chegar às áreas internas do pátio.

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Toda a parte de sistemas está em desenvolvimento, mas não foram vistos cabeamentos e outros equipamentos instalados e que são necessários para que o trem possa iniciar testes, mesmo que limitados.

A alimentação elétrica do ramal, por outro lado, deve ser finalizada em breve, como confirmou o Metrô ao site.

As obras da Linha 17-Ouro tiveram início em abril de 2012 e, após vários contratos rescindidos e outros problemas, o governo trabalha com a meta de entregar o trecho prioritário no primeiro semestre de 2026.

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  1. Nunca entendi o fato da estação Vila Paulista não fazer parte do atual trecho em obras, sendo que ela fica praticamente onde termina a fase atual. A demanda seria baixa, eu sei, mas tendo em vista o cenário de 90 mil usuários por dia, qualquer um a mais, já faz diferença.

    Inclusive, sugiro ao site fazer matérias com os detalhes das estações da Linha 17 que não estão em obras, assim como foi feito com as estações da Linha 19.

  2. Este projeto é uma vergonha em todos os sentidos! Com um atraso monumental de mais de 10 anos. O mínimo que deveriam fazer… tirar todos os bloqueios da Av Jorn. Roberto Marinho, que tornam o trânsito da região um verdadeiro caos! Além do sucateamento dos recursos empregados e de tornar certas regiões uma verdadeira Cracolandia 2.

  3. Agora é visível na linha 17 que as obras civis estão em boa parte prontas. Por que o Metrô não vai liberando para uso da população parcialmente. Agradecemos.

    1. Porque pro uso precisa de trens, os trens precisam de pátio e sistemas e nada disso tá pronto. Não tem como ter uma operação parcial.

  4. É importante salientar que não é necessário a finalização das obras estruturais ou elétrica para receber trens de monotrilho. Veja o caso da República Dominicana, Santiago de Los Caballeros, onde foi entregue o trens da Alstom, sem sequer terem terminado a instalação de vigas ou estações.

  5. não sei o por que da pressa pra esse trem chegar, obra indo em marcha lenta, em maio não vai ter espaço viável pra testar o trem, tem que primeiro terminar esse pátio pra aí sim se preocupar com isso

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