Em obras há 10 anos em seu trecho prioritário, a Linha 17-Ouro voltou a ter suas novas fases citadas pelo Metrô de São Paulo. Em relatório de empreendimentos recente, a companhia incluiu novos trechos que compreendem a extensão do ramal de monotrilho no sentido da estação São Paulo-Morumbi.
A novidade é que o Metrô dividiu o “Trecho 2” em duas fases, chamadas de “2 A” e “2 B”. A primeira vai da atual extensão após a estação Morumbi, na Marginal Pinheiros até a futura estação Américo Maurano enquanto a segunda inclui outras duas estações até a conexão com a Linha 4-Amarela.
Em ambos não há qualquer previsão de inauguração assim como o Metrô não detalhou o “Trecho 3”, entre o pátio Água Espraiada e a estação Jabaquara (Linha 1-Azul). Era esse trecho que tem sido mostrado em recentes estudos, mas que depende da realocação de várias famílias que vivem em moradias precárias no futuro trajeto.

A divisão do Trecho 2 em duas fases vai de encontro à expectativa de que a companhia poderá lançar uma licitação de obras incluindo três estações: Panamby, que ficará dentro do empreendimento “Parque Global”, Paraisópolis e Américo Maurano, ambas atendendo à comunidade carente da região.
Resta entender como o Metrô conseguirá contornar os problemas do traçado que incluem as vias passando na lateral do Cemitério do Morumbi. Em declarações meses atrás, o atual governador do estado, Rodrigo Garcia, que é candidato à reeleição, afirmou primeiro que o “monotrilho” não iria mais até Paraisópolis para depois dizer que o projeto estava sendo refeito, mas que a Linha 17 iria atravessar o Rio Pinheiros.
A extensão entre Morumbi e América Maurano tem menos de 3,7 km dos quais cerca de 900 metros já estão construídos. Trata-se do trecho ao sul da estação localizada na Marginal Pinheiros e que servirá como área de manobras dos trens da BYD SkyRail.
