A estação Ambuitá, da Linha 8-Diamante teve as obras concluídas, segundo relatos de funcionários da ViaMobilidade envolvidos no projeto.
Localizada entre as estações Santa Rita e Amador Bueno, a nova parada atenderá os passageiros que utilizam a extensão operacional do ramal.
A previsão é que Ambuitá seja inaugurada já em março, segundo a concessionária.
Sua implantação faz parte do escopo da concessão das linhas 8 e 9 para a iniciativa privada e começou em outubro de 2023.
O prazo original era de 36 meses, mas Ambuitá deverá ser entregue em cerca de 17 meses – a expectativa é que a abertura ocorra dentro de algumas semanas.
Imagens da nova estação mostram o acesso pronto, com placas e sinalização da Linha 8-Diamante, assim como plataformas laterais equipadas com itens comuns como lixeiras, bancos, equipamentos contra incêndio, iluminação, sistema de som, elevadores e piso tátil.

A obra da estação está sendo executada pela Cahenri Engenharia, a mesma empresa que implantou o acesso sul da Estação Barueri.
Ambuitá e Varginha, da Linha 9-Esmeralda, serão as únicas adições à malha metropolitana sobre trilhos em 2025.
Para o ano que vem, no entanto, a rede deve crescer significativamente com a inauguração parcial das linhas 6-Laranja e 17-Ouro.
