As obras da Segregação Sudeste deverão afetar a Estação Rio Grande da Serra, atual terminal da Linha 10-Turquesa. Uma nova estação deverá ser construída na região.
A Segregação Sudeste é um projeto idealizado pela MRS Logística dentro de seu pacote de investimentos acordado no âmbito de renovação de sua concessão. A proposta é segregar totalmente o tráfego de trens de carga dos trens de passageiros.

Na região da Estação Rio Grande da Serra as melhorias se darão em duas etapas. Em uma primeira fase, a operação da estação Rio Grande da Serra ocorreu na estação antiga.
A via de trens de carga deverá passar pela parte externa da estação sem gerar qualquer impacto à edificação tombada. Uma passarela para pedestres será implantada para facilitar o acesso até o local que ficará ilhado.

Numa etapa posterior deverá ser implantada uma nova estação ao norte da atual. A nova parada terá duas plataformas e três vias operacionais. Uma das vias que está prevista para o TIC deverá passar externamente a nova estação e dentro da atual parada.
O projeto da Estação Rio Grande da Serra está sendo elaborado pela MRS Logística. O local será integrado com o futuro terminal de ônibus que está sendo construído pela prefeitura local.

A passagem em nível existente deverá ser fechada. Um novo viaduto será construído eliminando totalmente a interferência rodoviária no local.
Veja também as adequações nas demais estações da Linha 10-Turquesa:
- Estação Mooca
- Estação Ipiranga
- Estação São Caetano do Sul
- Estação Utinga
- Estação Prefeito Saladino
- Estação Capuava
- Estação Mauá
- Estação Guapituba
- Estação Ribeirão Pires

As obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para serem iniciadas. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão nas atividades que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.