Nova via para trens de carga da MRS será implantada em Rio Grande da Serra

Atual Estação Rio Grande da Serra será desativada (Jean Carlos)
Atual Estação Rio Grande da Serra será desativada (Jean Carlos)

As obras da Segregação Sudeste deverão afetar a Estação Rio Grande da Serra, atual terminal da Linha 10-Turquesa. Uma nova estação deverá ser construída na região.

A Segregação Sudeste é um projeto idealizado pela MRS Logística dentro de seu pacote de investimentos acordado no âmbito de renovação de sua concessão. A proposta é segregar totalmente o tráfego de trens de carga dos trens de passageiros.

Segregação de carga na Estação Rio Grande da Serra (MRS)
Segregação de carga na Estação Rio Grande da Serra (MRS)

Na região da Estação Rio Grande da Serra as melhorias se darão em duas etapas. Em uma primeira fase, a operação da estação Rio Grande da Serra ocorreu na estação antiga.

A via de trens de carga deverá passar pela parte externa da estação sem gerar qualquer impacto à edificação tombada. Uma passarela para pedestres será implantada para facilitar o acesso até o local que ficará ilhado.

Estação Rio Grande da Serra atualmente (MRS)
Estação Rio Grande da Serra atualmente (MRS)

Numa etapa posterior deverá ser implantada uma nova estação ao norte da atual. A nova parada terá duas plataformas e três vias operacionais. Uma das vias que está prevista para o TIC deverá passar externamente a nova estação e dentro da atual parada.

O projeto da Estação Rio Grande da Serra está sendo elaborado pela MRS Logística. O local será integrado com o futuro terminal de ônibus que está sendo construído pela prefeitura local.

Estação Rio Grande da Serra no futuro (MRS)
Estação Rio Grande da Serra no futuro (MRS)

A passagem em nível existente deverá ser fechada. Um novo viaduto será construído eliminando totalmente a interferência rodoviária no local.

Veja também as adequações nas demais estações da Linha 10-Turquesa:

Projeção da nova estação (MRS)

As obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para serem iniciadas. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão nas atividades que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.

Previous Post
Extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra deve ser entregue em 2028 (Jean Carlos)

Confira o cronograma da extensão da Linha 4-Amarela para Taboão da Serra

Next Post
Área de ligação entre os túneis da Linha 6 até o pátio

Aditivo de extensão da Linha 6-Laranja está sendo preparado, diz governo

Related Posts