Novo trem chinês da Linha 15-Prata aparece quase pronto

Trem S19 da Linha 15-Prata em montagem final na China (CMSP)
Trem S19 da Linha 15-Prata em montagem final na China (CMSP)

O primeiro trem Innovia 300 de monotrilho da nova encomenda para a Linha 15-Prata apareceu em um relatório do Metrô divulgado na semana passada.

A composição que está sendo fabricada na China em uma parceria entre a Alstom e a CRRC teve uma foto divulgada dentro de um galpão e com aspecto de quase pronta.

O Metrô, no entanto, não revelou mais detalhes exceto a designação da composição, S29.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Como revelamos aqui, a companhia decidiu batizar o segundo lote de trens com outra designação, a chamada Frota S.

Trem Innovia 300 em fabricação na China
Trem Innovia 300 em fabricação na China em setembro de 2023 (Reprodução)

A primeira série foi produzida pela Bombardier (hoje parte da Alstom) em Hortolândia (SP) e recebeu o nome de Frota M. No entanto, o Metrô parece ter mantido a numeração contínua entre as duas frotas.

Enquanto a Frota M vai de 1 a 27, a Frota S, ao que tudo indica, deverá ser numerada de 28 a 46. Se essa lógica for confirmada, o trem da imagem é o segundo fabricado.

O site havia mostrado em primeira mão o primeiro trem da Frota S em outubro do ano passado, mas na época os carros ainda estavam separados.

Trens M22 e M23 que se chocaram em 2019 teriam sido dado como irrecuperáveis
Trens M22 e M23 que se chocaram em 2019 teriam sido dado como irrecuperáveis (Reprdoução/Instagram)

A expectativa é que o primeiro trem da Frota S embarque para o Brasil ainda em 2024. Ele deverá permitir que a operação da Linha 15 possa ser aprimorada já que o Metrô está com problemas com a atual frota.

Dos 27 trens, dois (M22 e M23) foram considerados como perda total após um acidente em 2019. A companhia recuperou outros dois acidentados com peças das composições M22 e M23, mas existiriam outras unidades afastadas por problemas técnicos.

O Metrô tem tentado contratar uma empresa para realizar a manutenção da frota, mas a licitação tem sido adiada por várias vezes. A sessão pública de entrega de propostas está marcada para 21 de junho.

Previous Post
Governo do estado irá anunciar o programa "São Paulo Sobre Trilhos"

Tarcísio revela programa “São Paulo nos Trilhos” com extensão de mais de 890 km

Next Post
Trem da MRS passando pela Estação Capuava (Jean Carlos)

Estação Capuava deverá ganhar novo acesso após obras da Segregação Sudeste

Related Posts