O primeiro trem Innovia 300 de monotrilho da nova encomenda para a Linha 15-Prata apareceu em um relatório do Metrô divulgado na semana passada.
A composição que está sendo fabricada na China em uma parceria entre a Alstom e a CRRC teve uma foto divulgada dentro de um galpão e com aspecto de quase pronta.
O Metrô, no entanto, não revelou mais detalhes exceto a designação da composição, S29.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Como revelamos aqui, a companhia decidiu batizar o segundo lote de trens com outra designação, a chamada Frota S.

A primeira série foi produzida pela Bombardier (hoje parte da Alstom) em Hortolândia (SP) e recebeu o nome de Frota M. No entanto, o Metrô parece ter mantido a numeração contínua entre as duas frotas.
Enquanto a Frota M vai de 1 a 27, a Frota S, ao que tudo indica, deverá ser numerada de 28 a 46. Se essa lógica for confirmada, o trem da imagem é o segundo fabricado.
O site havia mostrado em primeira mão o primeiro trem da Frota S em outubro do ano passado, mas na época os carros ainda estavam separados.

A expectativa é que o primeiro trem da Frota S embarque para o Brasil ainda em 2024. Ele deverá permitir que a operação da Linha 15 possa ser aprimorada já que o Metrô está com problemas com a atual frota.
Dos 27 trens, dois (M22 e M23) foram considerados como perda total após um acidente em 2019. A companhia recuperou outros dois acidentados com peças das composições M22 e M23, mas existiriam outras unidades afastadas por problemas técnicos.
O Metrô tem tentado contratar uma empresa para realizar a manutenção da frota, mas a licitação tem sido adiada por várias vezes. A sessão pública de entrega de propostas está marcada para 21 de junho.