Surgem imagens dos primeiros novos trens da Linha 15-Prata fabricados na China

Lote de 19 composições será fabricado pela CRRC Puzhen em parceria com a Alstom. Primeiras caixas já estão recebendo acabamento

Trem Innovia 300 em fabricação na China
Trem Innovia 300 em fabricação na China em setembro de 2023 (Reprodução)

Os novos trens para a Linha 15-Prata do monotrilho já estão com as primeiras caixas sendo fabricadas na China. É o que revelam novas imagens divulgadas pelo Metrô em uma apresentação a que o site teve acesso.

As duas fotos, registradas no início de setembro, revelam um carro intermediário e um carro dianteiro. As composições estão sendo fabricadas pela CRRC Puzhen na China através de uma join venture com a Alstom..

O contrato firmado com o Metrô é uma extensão do acordo feito a Bombardier, que projetou o modelo, batizado como Innovia 300.

A Alstom assumiu a fabricante canadense e herdou a nova encomenda de 19 novas composições para a Linha 15-Prata. Mas, ao contrário de 26 dos 27 trens originalmente produzidos numa fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo, a empresa francesa preferiu montá-los na China, possivelmente por conta dos custos mais baixos.

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Nota-se que as primeiras caixas estão com a estrutura externa praticamente finalizada e diversos pontos de solda nas extremidades da composição. O interior do carro intermediário ainda está sem acabamento interno.

Composição de monotrilho faz parte de encomenda de 19 unidades para a Linha 15-Prata (Reprodução)

Já o carro cabine apresenta avanços mais consistentes em termos de acabamento. A composição já possui postas instaladas e dispositivos de emergência na parte externa.

A CRRC já forneceu trens do modelo Innovia 300, os mesmos que operam na Linha 15-Prata, para sistemas de monotrilho na China, o que garante maior confiabilidade em sua construção pela experiência já adquirida.

O monotrilho “primo” da Linha 15-Prata de São Paulo (Alstom)

O contrato para a compra de 19 novos trens da Linha 15-Prata foi firmado pelo valor de R$ 543,2 milhões. A compra ainda incluirá mais 8 trens que deverão ser fabricados futuramente. O reforço na frota deverá permitir a operação no trecho entre Ipiranga e Jacu-Pêssego até 2027.

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Mickey
Mickey
1 ano atrás

Será q essa nova frota corrigira os errros de projeção da frota M?

Ivo
Ivo
1 ano atrás

Não existem erros na frota M. Todas as grandes falhas foram consequência de problemas nas vias, não nos trens.

Mickey
Mickey
1 ano atrás
Responder para  Ivo

A sim Ivo, aquele espaço para cadeirantes, q fica junto com o espaço para o operador, e também a trepidação, ja fizeram fresagem nas vias e não resolveu este problema.

Mickey
Mickey
1 ano atrás
Responder para  Ivo

O espaço pra cadeirantes e a trepidação

EVERTON OLIVEIRA FRANCISCO
EVERTON OLIVEIRA FRANCISCO
1 ano atrás
Responder para  Mickey

Trepidação é a via, mal acabada. Duvido que na China eles trepidem como aqui

Mickey
Mickey
1 ano atrás

Mas ja fizeram fresagem nas vias, e o metrô estava buscando um componente de suspensão para os trens para acabar com a trepidação

Ivo
Ivo
1 ano atrás
Responder para  Mickey

O espaço para cadeirantes não é normatizado no Brasil.

Mickey
Mickey
1 ano atrás
Responder para  Ivo

Vc não entendeu Ivo, talvez pq nunca andou no monotrilho, ali do lado do painel de controle tem un espaço para cadeirantes, mas eles não ficam ali pois tem aquela faixa amarela impedindo. E os operadores tambem não costumam deixar ninguém ficar ali

Tiago
Tiago
1 ano atrás
Responder para  Mickey

Pior que o sindicato dos metroviários queria colocar uma cabine no inova

Ivo
Ivo
1 ano atrás
Responder para  Mickey

Você não entendeu. Não existe norma técnica para espaço de cadeirantes em trens, de forma que cada empresa instala o cadeirante aonde acha melhor. O maior problema é que a largura das cadeiras de rodas não é padronizado, fazendo com que o espaço destinado tenha de ser o maior possível

Will l101
Will l101
1 ano atrás

Alguém sabe se esses novos Trens terá mapa digital igual aos trens da linha 13 e 17?