Novo trem chinês da Linha 15-Prata aparece quase pronto

Composição de monotrilho da Alstom está sendo finalizada pela CRRC e faz parte de encomenda de 19 trens que reforçará frota do ramal do Metrô

Trem S19 da Linha 15-Prata em montagem final na China (CMSP)
Trem S19 da Linha 15-Prata em montagem final na China (CMSP)

O primeiro trem Innovia 300 de monotrilho da nova encomenda para a Linha 15-Prata apareceu em um relatório do Metrô divulgado na semana passada.

A composição que está sendo fabricada na China em uma parceria entre a Alstom e a CRRC teve uma foto divulgada dentro de um galpão e com aspecto de quase pronta.

O Metrô, no entanto, não revelou mais detalhes exceto a designação da composição, S29.

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Como revelamos aqui, a companhia decidiu batizar o segundo lote de trens com outra designação, a chamada Frota S.

Trem Innovia 300 em fabricação na China
Trem Innovia 300 em fabricação na China em setembro de 2023 (Reprodução)

A primeira série foi produzida pela Bombardier (hoje parte da Alstom) em Hortolândia (SP) e recebeu o nome de Frota M. No entanto, o Metrô parece ter mantido a numeração contínua entre as duas frotas.

Enquanto a Frota M vai de 1 a 27, a Frota S, ao que tudo indica, deverá ser numerada de 28 a 46. Se essa lógica for confirmada, o trem da imagem é o segundo fabricado.

O site havia mostrado em primeira mão o primeiro trem da Frota S em outubro do ano passado, mas na época os carros ainda estavam separados.

Trens M22 e M23 que se chocaram em 2019 teriam sido dado como irrecuperáveis
Trens M22 e M23 que se chocaram em 2019 teriam sido dado como irrecuperáveis (Reprdoução/Instagram)

A expectativa é que o primeiro trem da Frota S embarque para o Brasil ainda em 2024. Ele deverá permitir que a operação da Linha 15 possa ser aprimorada já que o Metrô está com problemas com a atual frota.

Dos 27 trens, dois (M22 e M23) foram considerados como perda total após um acidente em 2019. A companhia recuperou outros dois acidentados com peças das composições M22 e M23, mas existiriam outras unidades afastadas por problemas técnicos.

O Metrô tem tentado contratar uma empresa para realizar a manutenção da frota, mas a licitação tem sido adiada por várias vezes. A sessão pública de entrega de propostas está marcada para 21 de junho.

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Bruno Santos de Oliveira
Bruno Santos de Oliveira
1 ano atrás

Essa informação ao fim da reportagem, sobre a terceirização do Pátio Oratório, não tem relação com os problemas da manutenção da frota M. A Alstom desde a pandemia não tinha peças para realizar a manutenção que é coberta pela garantia das composições e também não consegue resolver algumas questões técnicas anteriores a assunção da Bombardier, conforme matéria do Metrô CPTM, em 04 maio de 2023.

https://www.metrocptm.com.br/alstom-nao-esta-suprindo-pecas-dos-trens-de-monotrilho-da-linha-15-prata/

Ivo
Ivo
1 ano atrás

A Alstom possui peças e duas fábricas no mundo produzindo o Innovia 300 (Inglaterra e China).

A realidade é que a Cia. do Metropolitano não quer comprar as peças (seja por falta de recursos, seja por conta da intenção de terceirizar).

Mickey
Mickey
1 ano atrás
Responder para  Ivo

Denovo com fake news Ivo? Como os trens estavam na GARANTIA a Alstom devia fazer a reposição das peças pois estava previstono contrato, agora q a garantia acabou o metrô esta buscando outro fornecedor.

Inclusive tem uma matéria aqui do site falando sobre isso.

Ivo
Ivo
1 ano atrás
Responder para  Mickey

De todos os monotrilhos Innovia 300 no mundo, só o de São Paulo sofre com uma “falta de peças”.

Trens acidentados (por mau uso) não são cobertos pela garantia. Pior, se a Cia. do Metropolitano utilizou qualquer peça dos trens acidentados nos demais trens, quebrou parte da garantia.

E você que comete “fake news” ao misturar assuntos diferentes (peças da Alstom e insumos de outros fornecedores do monotrilho como pneus). As peças da Alstom sempre estiveram disponíveis, basta o Metrô pagar o preço de mercado como todo mundo. Já os insumos são fornecidos por diversos fornecedores e o Metrô estava cadastrando fornecedores.

Mickey
Mickey
1 ano atrás

Por fora, não me parece ter diferenças em relação frota M, resta saber por dentro

Lenice Pérez
Lenice Pérez
1 ano atrás

Porque não pode aproveitar a antiga linha que ia até santos via Paranapiacaba? ela funcionou bem por décadas! anteriormente, tinham falado que haveria trem de Mogi até Taubaté, o que seria muito bom para os estudantes das faculdades que vem do vale do Paraíba para Mogi estudar.