Uma nova área com vestígios do “Quilombo do Saracura” deve postergar ainda mais a construção da estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja. A descoberta ocorreu em março, em meio às obras de reforços do futuro poço da parada.
A existência do novo local motivou o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) a indeferir um pedido de retomada as escavações arqueológicas pela empresa A LASCA, contratada pela Acciona, responsável pelo construção do ramal.
A retirada de vestígios arqueológicos havia sido interrompida em 7 de fevereiro por conta do período de chuvas. Em carta, a A LASCA informou que já havia condições para voltar a remover os objetosapós a Acciona ter protegido os sítios arqueológicos.
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No entanto, durante atividades relacionadas à construção da estação, como remanejamento de tubulações e concretagem de lamelas, “foram identificados alguns materiais arqueológicos durante essas atividades, sendo os mesmos devidamente coletados e registrados. Além disso, identificou-se um novo bolsão de material arqueológico com materiais significativos para o contexto local, gerando a definição de uma nova área de resgate arqueológico”, explicou o IPHAN.
O IPHAN afirmou que a interrupção das atividades arqueológicas é provisória, a fim de permitir que outras instiuições e representantes da sociedade discutam os próximos passos.

Menos de 5% dos trabalhos executados
A área onde está localizada a estação 14 Bis era ocupada por vários imóveis, entre elas a sede da escola de samba Vai-Vai. Além disso, havia no local o córrego Saracura, que foi aterrado no passado. Segundo historiadores, o entorno da Avenida 9 de Julho e ruas Cardeal Leme, Lourenço Granato, entre outras, abrigou um quilombo de escravos negros que haviam fugido de fazendas e feiras em séculos passados.
A trabalho de preservação tem postergado as atividades de construção da estação 14 Bis, que é hoje a mais atrasada das 15 que irão compor o ramal a ser operado pela LinhaUni. Segundo a concessionária, menos de 5% do cronograma havia sido concluído até o momento. Como comparação, a futura estação Bela Vista, também nas proximidades, já atingiu mais de 33% das obras executadas.

O corpo principal da estação deverá ser preparado para a passagem do tatuzão sul, que hoje se encontra próximo à estação SESC Pompéia. Para chegar a 14 Bis, além de SESC Pompéia, o tatuzão passará pelas estações Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, FAAP-Pacaembu e Higienópolis-Mackenzie.
Dependendo do tempo de pausa nas atividades, a construtora terá de decidir uma forma de não prejudicar a implantação do restante do projeto. Na Linha 5-Lilás, o Metrô chegou a mudar sua estratégia na estação Campo Belo, também atrasada na época, passando com a tuneladora pelo local antes de completar a escavação dos poços.
A concessionária informou que segue todas as solicitações do IPHAN e que não houve nenhum dano ao material arqueológico encontrado no local. A Linha 6-Laranja tem previsão de ser aberta entre o fim de 2025 e começo de 2026.