Dois novos vídeos com imagens aéreas publicados recentemente no Youtube mostram através de filmagem de um drone o andamento das obras de duas novas estações da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, e que estão em construção no extremo sul da capital paulista: Mendes-Vila Natal e Varginha. Ambas as estações, quando prontas, irão adicionar 4,5 km de extensão ao ramal e deverão atender mais 110 mil passageiros por dia.

Mendes-Vila Natal tem previsão de ser entregue em 2021. Será a próxima parada depois de Grajaú, hoje a última estação de uma das pontas do ramal. No vídeo, é possivel notar que a a estrutura civil da estação está praticamente pronta. O trecho férreo entre Grajaú e Vila Mendes-Natal também já mostra evolução com trilhos e postes instalados, mas o viaduto após a plataforma no sentido de Varginha ainda está apenas no início dos trabalhos.

Diferentemente da estação Mendes-Vila Natal, as obras da estação Varginha ainda estão em fase inicial, mesmo depois de muitos eventos marcando início de obras durante os últimos anos realizado pelo governo estadual. No último dia 16 postamos uma reportagem mostrando que finalmente o andamento das obras ganhava um ritmo mais adequado (veja aqui). Agora, o novo vídeo com imagens aéreas confirma que finalmente o canteiro está movimentado, porém, com muito a fazer ainda.

Como estação terminal do ramal, Varginha também contará com um terminal de ônibus. A previsão de entrega atualmente é 2022, mas em vídeoconferência no início do mês, o secretário executivo dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, afirmou que isso pode ocorrer antes do esperado, talvez no final do ano que vem.

A Linha 9 ainda conta com uma terceira estação em construção, João Dias. A obra desta parada está sendo tocada pela iniciativa privada e estará localizada entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro. A estação deve ser entregue em 2022.

 

 

Leia no Lulica
Insônia, aumento de apetite, problemas de visão 29/9/2020