Novos vídeos de Vila Sônia mostram que entrega da estação em dezembro será pouco provável

Consórcio responsável pela obra tem avançado, mas apenas terminal de Ônibus, anexo a estação, parece estar praticamente pronto
Estação VIla Sônia: conclusão em dezembro vai ficando difícil (CMSP)

O presidente do Metrô, Silvani Pereira, continua enfatizando em comentários em posts na sua conta do Instagram, que a estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela do Metrô, terá as obras civis finalizadas neste mês de dezembro. A inauguração, a cargo da concessionária ViaQuatro, é prevista pelo executivo para um “genérico” primeiro semestre. Trata-se de um jogo de palavras por conta de parte dos trabalhos ser de responsabilidade da parceira privada, que deverá instalar sinalização, rede de alimentação aérea e outros sistemas como o das portas da plataformas.

Mesmo assim, a parte que cabe ao governo também não parece possível de ser concluída nas próximas semanas. Vídeos postados recentemente no Youtube mostram que a expectativa é diferente da realidade.

O vídeo abaixo, feito pelo canal iTechdrones, foi gravado no dia 27 de novembro e começa mostrando um poço de ventilação após a estação sem nenhuma estrutura, denunciando que muitas obras seguirão 2021 adentro.

A entrada principal da estação ainda está por receber o acabamento e há muito a se fazer ainda no que será a entrada secundária, que estará do lado sentido Centro da Av. Prof Francisco Morato.

Já um vídeo postado na semana passada pelo canal oficial do Metrô, diferente do iTechdrones, mostra o interior da estação.  As portas de plataforma começaram a ser instaladas, mas ainda longe da conclusão, a despeito do vídeo ter sido gravado há mais tempo.

Os trilhos ainda não foram totalmente instalados até a estação, embora Silvani tenha dito nesta semana que todo o material já está no local. Além da estação, são necessários trilhos  por um trecho de quase 1 km após a parada para a manobra dos trens. Esta informação foi confirmada em um dos posts do presidente do Metrô em sua conta no Instagram recentemente onde mostra instalação de alguns trilhos no trecho.

As placas indicativas começam a ser instaladas apenas no Terminal de Ônibus, que este sim poderia ser entregue até o fim do mês.

Cronograma oficial

Ao contrário das declarações do governo Doria, relatório de transparência do Metrô tem informado que a meta de entrega da estação Vila Sônia e do prolongamento à concessionária ViaQuatro tem previsão de ocorrer apenas em maio de 2021. A informação, no entanto, não esclarece em que estado o empreendimento estará – se pronto para operação ou apenas com a parte da concessionária por fazer.

Total
29
Shares
4 comments
  1. Gostaria de saber se já existe projeto para expansão da linha 9 do trem da Estação Grajaú para Parelheiros.
    Sei que o projeto em construção de Grajaú para Varginha está atrasada, cujo término está previsto para 2022… Conseguentemente, anos das eleições para presidente da republica.

  2. Se a obra e da dona da linha , pq o governo se preucupa tanto com a inauguração de uma linha privada .

  3. E só que entrega estação eo povo do interior sempre si ferrando as estação de trem aqui abandonadas e cada vez esquecido pelos governo e só lembra quando tem a preciosa eleição,e dessa forma só esquecido a muito tempo desde quando foi retirado ontrem passageiros .é triste

  4. Moro próximo da futura estação, neste mês de dezembro eu duvido que será inaugurada. Acredito que à partir de fevereiro, pois janeiro sempre tem a desculpa das chuvas…

Comments are closed.

Previous Post

Primeiros trens da Linha 6-Laranja deverão ser entregues em 2024, afirma Alstom

Next Post

Segundo cronograma do governo, estação Varginha só ficará pronta em 2023

Related Posts