Obra que vai viabilizar Linha 17-Ouro no Jabaquara tem licitação lançada
Projeto de implantação de ligação viária entre a avenida Roberto Marinho e a Rodovia dos Imigrantes terão leilão a ser realizado em julho

A extensão da Linha 17-Ouro do Metrô até a estação Jabaquara ficou um pouco mais próxima da realidade nesta terça-feira, 13, após a Prefeitura de São Paulo lançar a licitação da ligação viária entre a Avenida Roberto Marinho e a Rodovia dos Imigrantes.
O projeto envolve a implantação de um parque linear, a readaqueção urbanística da região e também um túnel rodoviário mais curto para conectar as duas vias. E, por cima disso, as vias elevadas do monotrilho.
A licitação da prefeitura está marcada para ocorrer em 22 de julho às 9h30 e será presencial. O custo da obra é orçado em quase R$ 2,7 bilhões e tem como prazo de execução o ano de 2030.

Originalmente, a gestão municipal tentou implantar um túnel muito mais extenso e que desviaria o fluxo de veículos do parque linear. Agora o projeto contempla vias na superfície ao lado da área verde. Com isso, o túnel caiu de 2,3 km para apenas 460 metros de extensão.
Para o Metrô, o parque linear é imprescindível a fim de permitir que as vias da Linha 17 possam percorrer o trecho, hoje ocupado parcialmente por habitações.
No planejamento da companhia do estado, a extensão até Jabaquara é a terceira fase do monotrilho, após a atual e a segunda fase até São Paulo-Morumbi.

O plano é ter mais cinco estações: Vila Paulista, Vila Babilônia, Cidade Leonor, Hospital Sabóia e o terminal Jabaquara, onde haverá a ligação com a Linha 1-Azul.
O Metrô informou recentemente que espera iniciar as obras da terceira fase em 2029, o que está em linha com o cronograma da prefeitura.