Obras da Linha 2-Verde em Guarulhos começam até início de 2026, diz Tarcísio
Governador afirmou também que já dada a ordem de serviço para a extensão do ramal após Penha

A aguardada construção do trecho da Linha 2-Verde do Metrô entre Penha e Dutra, em Guarulhos, já teve a ordem de serviço assinada, afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A declaração foi dada durante discurso no evento J. Safra Brazil nesta terça-feira, 24. “Já demos a ordem de serviço para iniciar a construção da linha que vai da Penha até a Dutra, fazendo com que o Metrô chegue em Guarulhos”, disse ele.
No dia anterior, Tarcísio havia previsto que as obras civis terão início até março de 2026, durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda, relatado pelo Diário dos Trilhos.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A nova previsão é mais tardia do que a informada pelo próprio governador em agosto, quando esperava pelas obras ainda em 2025.

Segundo ele, o consórcio responsável por construir os túneis do trecho deverá encomendar uma nova tuneladora e isso leva tempo para ser feito.
O trecho final da expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos prevê cinco estações – Penha de França, Tiquatira (Gabriela Mistral), Fernão Dias (antiga Paulo Freire), Ponte Grande e Dutra, onde haverá conexão com a Linha 19-Celeste.
Além disso, haverá a implantação do Pátio Paulo Freire, que será a principal área de manutenção do ramal.
A chegada do MetRô em Guarulhos é prometida pelo governo desde 2019, quando a gestão Doria afirmou que isso ocorreria pouco depois do primeiro trecho, entre Vila Prudente e Penha.
São Paulo virou um canteiro de obras. Nunca se viu tanta obra ferroviária sendo tocada ao mesmo tempo como se hoje. Não vou listar aqui pois eh do conhecimento de todos.
Não defendendo, mas no governo Alckmin, em meados de 2014 já se tinha: extensões das linhas 4, 5 e 9, construção das linhas 13, 15 e 17, além de diversas reconstruções na CPTM.
Sim, sempre tivemos pelo menos 5 linhas em construções simultâneas, e agr temos L2, L6, L9, L15, L17 e possivelmente em breve L4 e L5
só para servir de propaganda política… a entrega do ramal foi adiada…. começa, mas nunca entrega. vide estação varginha.
Nenhuma terminada e funcionando perfeitamente
Fazer essa extensão sem antes iniciar as obras da Linha 19 é pedir pra estrangular a Linha 2
Pelo visto você nunca andou na linha 3 na vida né?
Basta usar trens estrategia para enviar trens vazios que iniciem a captar passageiros pos guarulhos. Dessa forma ainda tera espaco para os demais passageiros poderem embarcar.
vamos resolver a rede criando uma nova linha 3 ao invés de cortar problemas futuros com uma solução mil vezes melhor
Então a extensão da Linha 2 só vai transferir o problema de lugar (L3 pra L2) e estender a Linha 5 até a ZL não vai? Curioso seus critérios.
Estrangular como, se a Linha 2 opera abaixo da capacidade?
diz isso pra quem vai embarcar entre as estações tamanduateí e santos-imigrantes quando a linha verde estiver completa e a linha 10 parando no brás
Linha 10 irá até a Luz… Qual o sentido de deixar duas plataformas vazias sem nenhum atendimento?
E o loop de Analia Franco iria resolver isso?
se faz reclama, se nao faz reclama. entao faz e deixa rsclamar.
Concordo que a expansão da L2 até Guarulhos pode sobrecarregar o sistema, porém os moradores pagam impostos e merecem um transporte de qualidade para chegar a SP, então sou a favor sim da L2 em Guarulhos mesmo que prejudique alguns usuários(como eu) num curto prazo. Além do mais, se a expansão da L16 realmente iniciar em 2026, ela já desafogar a L2, fora que o projeto para a L19 está quase pronto, o que indica que a construção iniciará em breve(2027?), portanto, em teoria, a expansão até GRU e essas novas linhas deverão suportar a expansão do sistema, isso sem contar com possíveis expansões de BRT e VLT