O governo de São Paulo pretende viabilizar as novas expansões da Linha 6-Laranja para as regiões norte e central da capital. O governador autorizou estudos para o prolongamento até Velha Campinas e Parque da Mooca.
Em nossa matéria anterior abordamos as estações que serão construídas no trecho norte. Nesta iremos focar no trecho sul que terá quatro novas estações.
Ao contrário do trecho norte, a extensão ao sul parece ter estações mais bem definidas. Podemos apontar com certa precisão a localização das paradas com base nas áreas de influência da linha.

A primeira parada após São Joaquim será a Estação Aclimação. Ela dista aproximadamente 970 metros da integração com a Linha 1-Azul. Uma possível localização para a estação seria a região da Rua Pires da Mota.
Existem terrenos na região como uma base da GCM que funciona como departamento de manutenção e logística e ao Largo Nossa Senhora da Conceição.
A próxima parada é a Estação Cambuci que fica aproximadamente mil metros da Estação Aclimação. As projeções apontam que a possível localização da estação esteja na Rua da Independência próximo ao Largo do Cambuci.
Cerca de mil metros após a Estação Cambuci estaria localizada a Estação Monumento. Esta parada, segundo as projeções, estaria alocada nas proximidades da estação Dom Pedro I e faria integração com a futura Linha 16-Violeta na Estação Independência.
Após percorrer mais 750 metros, a Linha 6-Laranja deverá fazer uma parada na Estação São Carlos/Parque da Mooca. O grande hub de integração prevê conexão com as linhas 5-Lilás, 10-Turquesa, 13-Jade e 16-Violeta. Sua localização está próxima da Avenida Presidente Wilson na altura do Viaduto São Carlos.
Novo pátio?
O mapa das áreas de influência aponta um grande espaço distante cerca de 1,6 km após a Estação São Carlos. Esta grande área possui na região central um grande terreno vazio.
O fato deste espaço estar delimitado pode indicar que uma área de manutenção ou até mesmo um estacionamento de trens podem ser alocados nesta região. A razão é que a expansão da Linha 6-Laranja para a região norte e sul trará a necessidade de circulação de mais trens.
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Outro ponto importante é a distribuição dos trens. Alocar todas as composições em apenas uma local da linha pode ser desvantajoso em certas circunstâncias.
Um caso semelhante ocorreu na expansão da Linha 1-Azul rumo a Tucuruvi, onde foi construído um estacionamento de trens após a estação.

Conclusão
A extensão ao sul permitirá novas possibilidades de integração na rede metroferroviária. A ligação com a Linha 10-Turquesa e com as demais linhas que poderão ser construídas, permitirão ao passageiro a otimização das rotas.
A consequência direta destas integrações é a diminuição do fluxo em demais linha do sistema, servindo por exemplo, como alternativa para a Linha 2-Verde na chegada ao ABC, minimizando o fluxo em Tamanduateí.
A confluência com a Linha 16-Violeta deverá ser estudada profundamente, apesar de que, existem casos semelhantes na rede sobre trilhos que foram conjugados e superados.