Para evitar vandalismo, ViaMobilidade estuda trocar maçanetas de portas entre vagões por dispositivos magnéticos

Trem alvo de vandalismo (Jean Carlos)

A operação realizada pela ViaMobilidade nas Linhas 8 e 9 é marcada por uma série de adversidades. Operar trens metropolitanos mostrou-se mais difícil do que manter linhas metroviárias modernas.

O site rotineiramente faz viagens pelos trens metropolitanos e traz algumas perspectivas sobre pontos que foram melhorados e outros que precisam de maior atenção.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Durante uma viagem encontramos uma composição com as portas entre cabines sem maçanetas. O trem em questão era o C50 que operava na Linha 8-Diamante.

A princípio, a remoção das maçanetas impede a passagem entre carros, o que dificulta a ação dos vendedores ambulantes. Porém, os próprios vendedores possuem as maçanetas retiradas, permitindo a passagem destes para outros carros do trem.

Um efeito colateral disso é a dificuldade que operadores de trem e agentes de manutenção têm em realizar inspeções ao longo dos carros, muitas delas necessárias antes da realização das viagens, o que pode gerar impacto para a operação.

Esse tipo de problema ocorre nos trens das séries 7000 e 7500, cujos vagões são isolados, ao contrário das séries 8500 (emprestada pela CPTM) e a nova 8900, que entrará em serviço em maio – elas possuem passagem livre entre os carros.

Trem da Série 8900 possui passagem livre entre os carros (Jean Carlos)

Relatos obtidos pelo site confirmam que este não é um caso isolado, sendo que outros trens já sofreram avarias semelhantes. Apesar do ato lesivo não causar queda no desempenho do trem, afeta demais áreas e funcionários que necessitam de maior mobilidade entre os carros.

Em nota, a ViaMobilidade afirma que está desenvolvendo um novo sistema de maçanetas magnéticas para diminuir as ações de vandalismo.

“Quanto ao furto de maçanetas, há um cronograma para trocas sempre que necessário. A ViaMobilidade também estuda o desenvolvimento de um novo tipo de maçaneta magnética, para evitar vandalismo.”

A empresa, no entanto, não forneceu uma previsão de quando o novo equipamento poderá ser usado.

Limpeza

Durante a viagem passamos pelas estações de Barra Funda, Júlio Prestes e Presidente Altino. Um dos pontos positivos a serem destacados é a limpeza nas plataformas.

Equipes de limpeza estiveram dispostas nas plataformas de Júlio Prestes e Barra Funda. Em Júlio Prestes são realizadas as Limpezas Entre Viagens (LEV) que consistem em ações rápidas de limpeza nos trens.

Nas vias a condição de detritos estava melhor do que nas outras vezes, com menos objetos e sujeira nos trilhos. Segundo a concessionária, as ações de limpeza foram intensificadas.

Equipes de limpeza atuando na estação Palmeiras Barra Funda (Jean Carlos)

“A ViaMobilidade também intensificou a limpeza nas estações, trens e vias nas regiões das plataformas. O processo de melhoria contínua incluiu a contratação de cerca de 200 novos colaboradores por parte da empresa responsável pela realização da limpeza para aumentar a frequência de limpeza da via e das plataformas.”

Capina

Na estação Presidente Altino era possível notar que foi realizada a capina e roçada da vegetação na estação e ao redor do pátio. Este é um ponto que geralmente ganha destaque nas redes sociais devido a registros de vegetação elevada.

A roçada trata-se de ação de zeladoria e evita, inclusive, a proliferação de pragas diversas, além de permitir a visibilidade de elementos da via, como sinais, para os operadores de trem.

No entanto, em alguns trechos da Linha 8-Diamante a vegetação está bastante elevada, sendo necessário reforço destes serviços para manter as boas condições de visibilidade da via. A concessionária, em nota, afirma estar realizando estas atividades.

“As equipes de roçada e capina também foram reforçadas. Somente em 2023, os colaboradores já atuaram em uma área de 750.000 m², o equivalente a 105 campos de futebol.”

Capina precisa ser reforçada em alguns trechos (Jean Carlos)
Capina precisa ser reforçada em alguns trechos onde a vegetação se espalhou pela via (Jean Carlos)
Previous Post
Trem da ViaMobilidade passará por bateria de testes antes de liberação operacional (Jean Carlos)

ViaMobilidade realiza testes dinâmicos com trem da Série 8900 na Linha 9-Esmeralda

Next Post
Trens são testados na Linha 9-Esmerada (Nícolas Gordiano)

Confira como foi a realização dos primeiros testes dinâmicos da Série 8900 na Linha 9-Esmeralda

Related Posts