ViaMobilidade realiza testes dinâmicos com trem da Série 8900 na Linha 9-Esmeralda

Testes serão realizados ao longo de todo o domingo e percorrerão a madrugada da segunda-feira, 17. Atividades fazem parte dos procedimentos de segurança para o comissionamento do trem
Trem da ViaMobilidade passará por bateria de testes antes de liberação operacional (Jean Carlos)
Trem da ViaMobilidade passará por bateria de testes antes de liberação operacional (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, irá realizar testes dinâmicos com o novo trem da Série 8900 na Linha 9-Esmeralda. Os procedimentos fazem parte do processo de comissionamento de um novo trem.

Os testes se iniciaram neste final de semana das 20h do sábado (15) e vão continuar até as 3h30 da segunda-feira (17). A composição deverá circular entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária.

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Para permitir a realização dos testes, o intervalo na Linha 9-Esmeralda deverá ser alterado ao longo de toda a sua extensão. Está previsto que o tempo de espera entre os trens no trecho de Osasco até Mendes-Vila Natal seja de 12 minutos.

Um dos objetivos de testes com movimentação de trens, conhecidos como testes dinâmicos, é averiguar as condições e comportamento do trem com cargas e velocidades variadas.

Para tanto, geralmente são instalados sensores em cada carro do trem, truques e suspensões. A via permanente também pode ser equipada com itens para medições.

Tipos de sensores que podem ser aplicados em testes dinâmicos de trens
Tipos de sensores que podem ser aplicados em testes dinâmicos de trens

A obtenção de dados acerca destes testes podem ser utilizados para a realização de ajustes e calibragens necessárias para o início da operação comercial com segurança.

O primeiro trem da Série 8900 chegou em Presidente Altino no final de fevereiro e tem previsão de iniciar suas operações ainda neste primeiro semestre.

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5 comments
  1. Nunca vi teste dinâmico aumentar os intervalos da operação comercial. Normalmente são efetuados de madrugada, após o fim da operação comercial. E há também a linha de teste onde pode ser utilizada para grande parte dos testes

  2. existem dois tipos de testes dinâmicos: os testes protocolares, em que são mensurados valores, e os testes de rodagem, onde após a aprovação de todos os testes protocolares o trem fica circulando como se estivesse em operação comercial para veriicar o comportamento.

    os testes protocolares na CPTM sempre foram feitos fora do horario comercial, exceto os que eram realizados em vias de teste ou vias auxiliares. já os testes de rodagem sim, são efetuados inserindo mais um trem na grade nos horarios de vale ou aos finais de semana, sem interferir nos intervalos da operação comercial.

  3. Se a ViaMobilidade entrasse numa cooperação técnica temporária com a CPTM, esses trens 8900 poderiam fazer testes de rampa no trecho construído pelo Metrô na Linha 11 entre Corinthians-Itaquera e Guaianazes, além de testes de ATO na Linha 13 entre Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos, todos de madrugada para não atrapalhar a operação comercial! Eu acho que seria algo interessante com relação as todas a funcionalidades dos trens, principalmente com uma sinalização ainda não implantada nas linhas 08 e 09!

    1. Ai você acordou! Não existe parceria com a CPTM, muito menos a necessidade de testes em aclives expressivos, a L09 possui um trecho, especificamente entre Socorro e Interlagos que pode ser utilizado. Sobre o ATO e demais sistemas, a Viamobilidade já está implementando em seus trechos de teste este tipo de sinalização, mas que dificilmente será operacional durante a concessão, principalmente na L08.

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