Passageiros esqueceram mais de 20 mil objetos nas linhas 5, 8 e 9 em nove meses

Roupas, cartões e documentos aparecem entre os itens mais encontrados, mas lista também inclui dentadura, guitarra, cadeira de rodas e bicicleta

Portas de plataforma da Linha 5-Lilás
Trem daLinha 5-Lilás (Jean Carlos)

Passageiros esqueceram 20.162 objetos nos trens e estações das linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda entre janeiro e setembro de 2026. O levantamento da Motiva Trilhos representa uma média de aproximadamente 74 itens encontrados por dia.

Entre os objetos encaminhados aos setores de Achados e Perdidos estão documentos, cartões, roupas e celulares. A lista também reúne itens menos comuns, como dentadura, guitarra, cadeira de rodas, monitores, bicicleta e carrinho de bebê.

No período, as centrais realizaram 5.435 atendimentos, um crescimento de 17,4% diante dos 4.630 registrados nos nove primeiros meses de 2025. A comparação se refere ao número de atendimentos, e não à quantidade de objetos encontrados.

Dos itens registrados em 2026, 1.364 foram devolvidos aos passageiros. Outros 4.251 objetos foram doados a instituições parceiras. Como os pertences ficam armazenados por até 90 dias, parte das doações realizadas neste ano pode corresponder a materiais encontrados anteriormente.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Itens esquecidos nas linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda (Motiva)

Roupas e cartões lideram registros

Nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, as roupas foram os objetos mais registrados entre janeiro e agosto, com 2.174 ocorrências. Em seguida aparecem os cartões bancários, com 1.266 unidades, e os documentos, com mais de 1.100 registros.

Na Linha 5-Lilás, os cartões de transporte, bancários e de refeição lideraram no mesmo período, com 3.850 unidades. Os documentos ficaram na segunda posição, com 1.302 casos.

Os números detalhados por categoria abrangem os oito primeiros meses do ano, enquanto o balanço geral de 20.162 objetos considera o período de janeiro a setembro.

Volume também é elevado no Metrô e na CPTM

A quantidade de objetos esquecidos não é uma particularidade das linhas administradas pela Motiva. Os balanços das demais operadoras mostram a dimensão desse tipo de ocorrência no sistema sobre trilhos de São Paulo.

Em 2025, a Central de Achados e Perdidos do Metrô recebeu 73.953 itens encontrados nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, além da Linha 4-Amarela. Desse total, 25.534 objetos foram devolvidos aos proprietários.

O grande volume também acompanha a demanda da rede. As linhas administradas pelo Metrô recebem cerca de 3 milhões de passageiros diariamente.

Na CPTM, 67.236 documentos e objetos foram encaminhados à Central de Achados e Perdidos durante 2025. A companhia conseguiu devolver 20.595 itens, equivalentes a 31% do total registrado.

Itens esquecidos nas linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda (Motiva)

Os levantamentos não formam um ranking, pois abrangem períodos, quantidades de linhas, demandas de passageiros e procedimentos diferentes. Em conjunto, porém, mostram a grande quantidade de pertences esquecidos diariamente nos trens e estações da Região Metropolitana de São Paulo.

A Linha 4-Amarela também é administrada pela Motiva, mas seu serviço de Achados e Perdidos funciona em conjunto com o Metrô. Os objetos encontrados na linha são encaminhados à central da Estação Sé e entram no balanço divulgado pela estatal.

Já a Linha 17-Ouro faz parte do mesmo contrato de concessão da Linha 5-Lilás, mas permanece em operação transitória sob responsabilidade do Metrô. Por isso, não aparece no levantamento da Motiva.

Itens não retirados são doados

Os objetos encontrados nas linhas 5, 8 e 9 permanecem armazenados por até 90 dias. Depois desse prazo, os itens em condições de uso que não foram procurados podem ser encaminhados a instituições sociais.

Achados e Perdidos do Metrô

Entre 2024 e setembro de 2026, a Motiva doou 27.744 objetos encontrados nas três linhas. As entidades parceiras incluem as unidades da Apae de Jandira e Taboão da Serra, o Instituto Jô Clemente e o Lar Jesus Entre as Crianças, em Osasco.

Como recuperar um objeto esquecido

O setor de Achados e Perdidos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda funciona na Estação Osasco. Para os passageiros da Linha 5-Lilás, o atendimento é realizado na Estação Adolfo Pinheiro.

As duas centrais funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. Antes de comparecer ao local, o passageiro pode procurar um funcionário em qualquer estação para verificar se o objeto foi localizado e receber orientações sobre a retirada.