Petição online defende mudanças no Cartão TOP

Cartão TOP: sócio da Autopass acumula posições em conselho de operadores e associação que movimenta bilhões de reais no transporte (Jean Carlos)
Cartão TOP: sócio da Autopass acumula posições em conselho de operadores e associação que movimenta bilhões de reais no transporte (Jean Carlos)

O funcionamento precário do Cartão TOP, lançado no final do ano passado com a meta de modernizar o sistema de bilhetagem na rede de transporte sobre trilhos e de ônibus intermunicipais, tem causado dissabores em muitos passageiros desde então.

Após sofrerem para emitir, carregar e utilizar o cartão, alguns deles decidiram pleitear mudanças no sistema e para isso criaram uma petição online batizada de “Cartão TOP pra quem?”.

Segundo afirmou Matheus Lima, um estudante de 17 anos que está entre os criadores da campanha, o formato atual implementado pela empresa Autopass, que utiliza as Lojas Pernambucanas, não tem funcionado como esperado. “Passei horas na loja esperando o sistema voltar a funcionar para emitir meu cartão. Você enfrenta uma fila grande e pelo sistema ser instável, às vezes é necessário que você retorne outro dia”, disse à Agência Mural.

ACOMPANHE O METRÔCPTM NAS REDES SOCIAIS

Os autores da petição argumentam que “grande parcela da população não consegue utilizar o aplicativo, que seria mais prático e rápido, e precisa se deslocar até lojas credenciadas e enfrentar filas gigantes para retirar o cartão, sem contar as máquinas de autoatendimento nas estações e terminais que muitas vezes não funcionam”.

Segundo o site da campanha, o TOP complicou a vida de milhares de estudantes e trabalhadores, sobretudo por apostar no aplicativo de celular como principal forma de solicitação e recarga do cartão. “Além de o app ser alvo de inúmeras reclamações, em São Paulo, 1 a cada 5 pessoas não possuem acesso à internet”, afirmam.

A meta da petição online é sensibilizar o governo estadual a obrigar a Autopass a criar mais postos físicos de solicitação e retirada do cartão na região metropolitana de São Paulo.

Camapnha online pede mudanças no Cartão TOP

Sem cartões apenas de transporte

De acordo o jornal Folha de São Paulo, havia apenas um posto de atendimento dentro da rede metroferroviária, localizado na estação Belém, da Linha 3-Vermelha.

Segundo reportagem do jornal, os postos dentro das Pernambucanas carecem da opção do cartão apenas de transporte, que não traz benefícios à rede de varejo, ao contrário dos cartões “híbridos”, que incluem função de débito e crédito para qualquer transação financeira.

A manobra da gestão estadual para implantar o Cartão TOP no ano passado está sendo questionada na Justiça e no Tribunal de Contas do Estado por ter evitado a realização de uma licitação.

Em vez disso, o governo associou a CPTM e o Metrô na ABASP, uma sociedade sem fins lucrativos que reúne operadores de ônibus ligados à EMTU. Essa associação, por sua vez, contratou diretamente a Autopass, uma empresa que tem entre seus sócios um dos herdeiros da Viação ABC, dona da concessionária Metra, que opera o Corredor ABD.

Resposta da Autopass

Em nota enviada nesta quinta-feira (11) ao site, a assessoria de imprensa da Autopass afirmou que está expandindo os postos presenciais de emissão do Cartão TOP em mais cinco estações: Prefeito Saladino, São Caetano e Utinga na Linha 10-Turquesa), e Consolação, da Linha 2-Verde, e Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, no Metrô. Além disso, a empresa ressaltou que a estação Granja Julieta (Linha 9) também possui um posto de atendimento.

 

Previous Post
Primeiro trem da Linha 17

Com restrições sanitárias na China, Metrô acompanha de forma remota a fabricação de trens da Linha 17

Next Post

CPTM inicia instalação de passarela ‘provisória’ na estação Luz

Related Posts