Destaques Trem Intercidades

Piracicaba quer ser incluída no projeto de Trem Intercidades

Serviço de trem de passageiros foi suprimido no município em 1977 e de carga, na década de 80

O trecho prioritário do projeto de Trem Intercidades (TIC) deverá ser construído entre São Paulo, Campinas e Americana, segundo os planos do governo do estado. Mas os vereadores de Piracicaba, município distante cerca de de 60 km de Americana e com quase 400.000 habitantes, propuseram um “puxadinho” do serviço de média distância.

Para tanto, os parlamentares enviaram uma moção com 23 assinaturas ao governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), e ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, pedindo a inclusão do município no projeto.

Apelamos para que o município de Piracicaba seja inserido nesse projeto, visto que possui as condições adequadas e grande demanda para esse serviço. É uma das economias mais fortes do interior paulista, com excelente desempenho dos setores industrial, comercial e de serviços, sendo referência de desenvolvimento no Estado de São Paulo”, diz o requerimento.

Os vereadores argumentam que a cidade é um “importante polo regional de desenvolvimento, com a atividade econômica caracterizada pela presença de indústrias, empresas de biotecnologia, cultivo de cana de açúcar e produção de biocombustível”.

O meio de transporte sobre trilhos é tratado como prioridade na Secretária dos Transportes Metropolitanos – SMT. No fim do mês de janeiro, o governador apresentou o projeto para investidores estrangeiros.

Porém, a volta do atendimento de trens de passageiros parece não ser tão fácil na região. O atual projeto de Trem Intercidades aproveita o leito ferroviário existente. Na região Metropolitana de São Paulo, as composições podem ser um serviço derivado da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Piracicaba era atendida por trens de passageiros até 15 de fevereiro de 1977, cinco dias antes do centenário de abertura da linha. Em meados dos anos 1980, nem os trens cargueiros circulavam mais pela região. Na mesma década, trilhos foram retirados da cidade.

About the author

Redação

Um comentário

Click here to post a comment
  • que vergonha e o único pais que não preservou suas ferrovias vc conhece a europa de trens aqui nao existe trens de passageiros nem para o litoral

Airway