Dois marcos importantes foram atingidos recentemente pelo consórcio CML2, responsável por parte da construção da expansão da Linha 2-Verde do Metrô até Penha. O primeiro envolve a estação Vila Formosa, a primeira a receber o ‘tatuzão’ que escavará os túneis do ramal.
Segundo informações de uma das sócias do consórcio, a S.A. Paulista de Construções e Comércio, o poço do acesso principal de Vila Formosa já atingiu a cota de 30 metros de profundidade. Isso significa perto de 70% da profundidade total, de 44 metros, prevista no projeto.
Imagens divulgadas pela empresa mostram a evolução dos trabalhos nesta semana. Após chegar ao ponto mais profundo, o CML2 passará então a escavar a área das futuras plataformas no método NATM.
Por fim, o fundo da estação será concretado para criar uma espécie de “canaleta” por onde o shield será arrastado de uma ponta a outra para seguir com seu trabalho.

Primeiras escavações
Por falar em shield, o outro canteiro do lote do consórcio finalmente começou a ser escavado. Imagens aéreas do canal iTechdrones recentes mostram escavadeiras abrindo uma vala no Complexo Rapadura que servirá de guia para o imenso poço onde a tuneladora será montada.
O terreno ficou mais de um ano intocado por conta de processos na Justiça e a falta de licença ambiental, mas no começo do mês a Cetesb autorizou o início dos trabalhos no local.
Resta ainda saber o impacto desse atraso no cronograma da obra. Oficialmente, o Metrô prevê inaugurar as quatro primeiras estações (Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Oratório) em 2025. Já Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha ficarão prontas em 2026, segundo a companhia.
As metas, no entanto, parecem bastante otimistas já que não parece existir tempo para que o tatuzão comece a escavar ainda em 2022.
