As estações de trens gerenciadas pela CPTM são responsáveis pelo transporte de milhares de pessoas todos os dias. Na Linha 10-Turquesa boa parte das paradas não atende plenamente às normas de acessibilidade, o que pode resultar em dificuldades para passageiros com mobilidade reduzida ou alguma deficiência que implique em limitações. Para proporcionar melhor conforto para este público, além de maior segurança, a CPTM fará obras de adequação de acessibilidade em algumas de suas estações.
Obras
Duas das estações que entraram no radar de obras são as de Utinga e de São Caetano do Sul. Elas foram inauguradas pela São Paulo Railway e durante os anos 60 e 70 foram remodeladas para melhorar o atendimento ao público. A acessibilidade certamente não era um ponto forte destas estações no momento que foram construídas, o que faz com que a CPTM precise retrabalhar as estruturas para atender melhor os seus passageiros.
As reformas visam adequar as estações dentro das normas de acessibilidade e conforto laboral previstas na NR 24, obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que comprova a segurança da edificação quanto a possíveis incêndios.
As estações também contarão com novas passarelas. No caso de São Caetano do Sul, a passarela será responsável por promover a integração entre as plataformas, já em Utinga o foco é na remoção da passagem em nível existente em um dos acessos, já que o local recebe movimentação de trens de carga da MRS Logística.
Outros pontos a serem destacados são a instalação de 6 novos elevadores, sendo dois na estação de Utinga e quatro na estação de São Caetano do Sul. As plataformas deverão ser reajustadas em relação à altura e ao vão existente entre o trem e a plataforma. Serviços adicionais como pintura, acabamento, serviços na parte elétrica, hidráulica e comunicação visual também devem dar uma cara nova para as duas estações

Preço e prazo
O contrato foi adjudicado para o Consórcio Lopes Kalil-Leman que é formado pelas empresas Lopes Kalil Engenharia e Comercio Ltda., e a Lemam Construções e Comércio S.A. As empresas também são responsáveis pela adequação das estações Prefeito Saladino e Capuava. O custo do contrato para a readequação das estações de São Caetano do Sul e Utinga foi de R$ 52.184.996,70, uma redução de 14% do valor estimado no orçamento, que era de R$ 60,7 milhões. O prazo contratual é de 30 meses, sendo 18 meses para obras e 12 meses para a operação assistida.

Conclusão
A reforma das estações de São Caetano do Sul e Utinga mostram a preocupação constante com a qualidade da viagem e o conforto do passageiro. As estações da Linha 10 geralmente são as mais antigas e necessitam de reformas e melhorias urgentes, algo que depois de tanto tempo está acontecendo.
Com a assinatura do contrato, que deverá ocorrer em breve, teremos quatro estações na Linha 10-Turquesa em obras simultaneamente. Espera-se que mais estações possam fazer parte das reformas e adequações que certamente trarão maior conforto e segurança ao passageiro, além de fidelizar novos clientes.