Prefeitura de SP desapropria terrenos que abrirão caminho para Linha 17-Ouro no Jabaquara

Decreto abrange quase 500 mil m² no eixo do futuro parque linear e da extensão da Avenida Roberto Marinho, corredor previsto para receber o monotrilho

A extensão da Linha 17-Ouro até o Jabaquara partirá daqui
A extensão da Linha 17-Ouro até o Jabaquara partirá daqui (iTechdrones)

A Prefeitura de São Paulo declarou de utilidade pública quase 500 mil m² de terrenos no Campo Belo e Jabaquara para viabilizar o prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho, intervenção que também deverá abrir espaço para a futura extensão da Linha 17-Ouro até a Linha 1-Azul.

O Decreto nº 65.546, assinado em 11 de setembro e publicado na segunda-feira (14), permite a desapropriação judicial ou aquisição por acordo de imóveis particulares contidos em uma área total de 497.215 m². Os terrenos fazem parte da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada e estão distribuídos em cinco perímetros.

A medida está diretamente relacionada ao Complexo Viário Roberto Marinho, projeto que prolongará a avenida até a Rodovia dos Imigrantes e implantará um parque linear ao longo do córrego Água Espraiada. Embora as desapropriações tenham finalidade municipal e não sejam destinadas às obras do Metrô, parte do espaço liberado coincide com o corredor reservado historicamente para a continuação do monotrilho.

No projeto da Linha 17-Ouro, as estações Vila Paulista, Vila Babilônia e Cidade Leonor deverão acompanhar esse eixo antes de o ramal chegar às regiões de Hospital Sabóia e Jabaquara. Nesta última, está prevista a integração com a Linha 1-Azul.

Área onde hoje equipamentos esportivos (iTechdrones)

Quase 500 mil m² declarados de utilidade pública

As cinco áreas definidas pelo decreto possuem, respectivamente, 118.570 m², 112.730 m², 95.353 m², 84.255 m² e 86.307 m². Os perímetros constam de plantas elaboradas para o processo de desapropriação e abrangem uma extensa faixa entre a região onde termina atualmente a Avenida Roberto Marinho e o Jabaquara.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

O decreto autoriza a Prefeitura a promover as desapropriações necessárias à implantação do projeto, que está contratado com a Acciona por R$ 2,099 bilhões e prazo de 51 meses. O contrato foi assinado em janeiro deste ano.

A licitação teve uma disputa conturbada. O Consórcio Expresso Roma, formado pela Álya e OECI, havia apresentado a proposta de menor valor, de R$ 1,805 bilhão, mas acabou desclassificado após recursos. A Acciona, inicialmente terceira colocada, foi declarada vencedora.

Parque linear que receberá a Linha 17-Ouro no sentido Jabaquara (PMSP)

O Expresso Roma levou a disputa à Justiça e conseguiu, em janeiro, uma liminar no Tribunal de Justiça de São Paulo que suspendeu a execução do contrato. A paralisação, porém, não permaneceu em vigor. Segundo atualização divulgada pela Prefeitura nesta quinta-feira (17), a ordem de serviço foi emitida em fevereiro e o empreendimento encontra-se em fase de desenvolvimento dos projetos básico e executivo, sondagens de solo, levantamentos topográficos, vistorias e estudos ambientais.

Parque linear antecede expansão do monotrilho

O projeto atual do Complexo Roberto Marinho é diferente da solução concebida originalmente. Em vez do túnel de aproximadamente 2,3 km previsto no projeto antigo, a nova configuração prevê o prolongamento da avenida em superfície e um túnel de cerca de 460 metros próximo à Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, além de viadutos para completar a ligação com a Rodovia dos Imigrantes.

O parque linear terá cerca de 314 mil m² e ocupará o corredor do córrego Água Espraiada. Também estão previstos canalização de aproximadamente 1,2 km do curso d’água, obras de macro e microdrenagem, ciclovia e a Via Parque. A Prefeitura prevê concluir o empreendimento em fevereiro de 2030.

É nesse corredor que deverá passar boa parte da extensão da Linha 17-Ouro em direção ao Jabaquara. A liberação da área, portanto, antecede uma etapa que o Metrô ainda não contratou.

Como pode evoluir a Linha 17-Ouro nos próximos anos (Metrô CPTM)

Projeto do Metrô chega por enquanto apenas a Vila Paulista

A concorrência atualmente conduzida pelo Metrô para atualizar os projetos da Linha 17-Ouro contempla, no lado do Jabaquara, somente o trecho entre Washington Luís e Vila Paulista. Na outra extremidade, o contrato inclui Morumbi–Américo Maurano, com as estações Panamby, Paraisópolis e Américo Maurano.

Vila Paulista ficará logo após o Pátio Água Espraiada, portanto antes da maior parte do corredor que será aberto pelo empreendimento municipal. As demais estações em direção ao Jabaquara ainda não fazem parte dessa contratação.

O planejamento divulgado pelo governo estadual prevê iniciar as primeiras expansões em 2028 e concluí-las em 2032. A continuidade até Jabaquara, incluindo Vila Babilônia, Cidade Leonor e Hospital Sabóia, além da conexão com a Linha 1-Azul, aparece como uma etapa posterior, com horizonte de 2034.

A diferença de cronogramas coloca o projeto municipal à frente dessa etapa da Linha 17. Se o prazo atual for mantido, o prolongamento da Roberto Marinho e o parque linear deverão estar concluídos em 2030, alguns anos antes do horizonte previsto pelo Metrô para o monotrilho chegar ao Jabaquara.

YouTube video