A Linha 6-Laranja de metrô atingiu recentemente 60% das obras concluídas. O ramal de 15,3 km e 15 estações tem previsão de inauguração em duas fases, a primeira em outubro de 2026, e a segunda no final de 2027.
Um dos marcos mais recentes do projeto foi a chegada do Tatuzão Norte à estação Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo. Com isso, ela é a primeira das três tuneladoras a concluir sua meta e será desmontada nas próximas semanas.
Na outra ponta dos 13,5 km de túneis já escavados pela Linha Uni, concessionária responsável pelo ramal, está o Tatuzão Sul, que deve chegar na estação São Joaquim nos próximos dias.
A futura ligação com a Linha 1-Azul é o canteiro que mais avançou entre dezembro do ano passado e fevereiro, segundo dados divulgados pela Linha Uni nesta semana.

Foram mais de 6% de avanço, elevando o nível de conclusão do cronograma para 53,11%. Em seguida vieram João Paulo I e Água Branca, com 4,12% e 4,11% de avanço, respectivamente.
A mais adiantada das 15 continua a ser Perdizes com 78% de conclusão, acima até do VSE Tietê, que era o segundo canteiro mais acelerado até o ano passado – o SE Aquinos é o mais perto de ser terminado hoje, com 82% de avanço.
Impasse segue em 14 Bis-Saracura
Sem surpresas, a estação 14 Bis-Saracura continua a mais atrasada de toda a obra, com apenas 14,59% de avanço, 0,41% entre dezembro e fevereiro.

A Linha Uni já alertou o IPHAN, órgão federal de defesa do patrimônio histórico, que as obras possíveis já foram realizadas e qualquer novo avanço só será possível com a conclusão da retirada de artefatos arqueológicos no canteiro.
Caso isso não ocorra até o final deste mês, a estação 14 Bis pode se tornar inviável ou, então, a Linha 6 operar sem ela e também Bela Vista e São Joaquim.