Prestes a receber o tatuzão, estação São Joaquim é que mais avançou na Linha 6-Laranja

Estação São Joaquim da Linha 6-Laranja em fevereiro de 2025
Estação São Joaquim da Linha 6-Laranja em fevereiro de 2025 (Linha Uni)

A Linha 6-Laranja de metrô atingiu recentemente 60% das obras concluídas. O ramal de 15,3 km e 15 estações tem previsão de inauguração em duas fases, a primeira em outubro de 2026, e a segunda no final de 2027.

Um dos marcos mais recentes do projeto foi a chegada do Tatuzão Norte à estação Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo. Com isso, ela é a primeira das três tuneladoras a concluir sua meta e será desmontada nas próximas semanas.

Na outra ponta dos 13,5 km de túneis já escavados pela Linha Uni, concessionária responsável pelo ramal, está o Tatuzão Sul, que deve chegar na estação São Joaquim nos próximos dias.

A futura ligação com a Linha 1-Azul é o canteiro que mais avançou entre dezembro do ano passado e fevereiro, segundo dados divulgados pela Linha Uni nesta semana.

Avanço das estações da Linha 6-Laranja até fevereiro de 2025 (MetrôCPTM)

Foram mais de 6% de avanço, elevando o nível de conclusão do cronograma para 53,11%. Em seguida vieram João Paulo I e Água Branca, com 4,12% e 4,11% de avanço, respectivamente.

A mais adiantada das 15 continua a ser Perdizes com 78% de conclusão, acima até do VSE Tietê, que era o segundo canteiro mais acelerado até o ano passado – o SE Aquinos é o mais perto de ser terminado hoje, com 82% de avanço.

Impasse segue em 14 Bis-Saracura

Sem surpresas, a estação 14 Bis-Saracura continua a mais atrasada de toda a obra, com apenas 14,59% de avanço, 0,41% entre dezembro e fevereiro.

A estação 14 Bis e as áreas com escavações arqueológicas (Linha Uni)

A Linha Uni já alertou o IPHAN, órgão federal de defesa do patrimônio histórico, que as obras possíveis já foram realizadas e qualquer novo avanço só será possível com a conclusão da retirada de artefatos arqueológicos no canteiro.

Caso isso não ocorra até o final deste mês, a estação 14 Bis pode se tornar inviável ou, então, a Linha 6 operar sem ela e também Bela Vista e São Joaquim.

 

 

Previous Post
Linha 13-Jade será prolongada para Oeste (Jean Carlos)

CPTM: Todas as linhas terão alterações operacionais neste final de semana

Next Post
Concessão do Metrô entra na mira da CCR (Jean Carlos)

Privatização do Metrô de São Paulo entra na mira do Grupo CCR, aponta relatório

Related Posts