O Grupo CCR, atualmente o maior operador privado de sistema de passageiros sobre trilhos do Brasil, estuda novas oportunidades de expansão de seu portfólio no médio e longo prazo.
Apesar da ausência no leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, a companhia cita uma série de oportunidades futuras, entre elas a concessão das linhas 11, 12 e 13 com previsão de leilão em março.
A empresa, que já detém as operações das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, também mapeia oportunidades futuras apresentadas pelo governo do estado.

Para 2025, a CCR pretende mirar em dois leilões importantes, sendo eles o Lote ABC Guarulhos das linhas 10 e 14 e também o TIC Sorocaba que deverá ter consulta pública aberta em 2025.
O relatório da CCR ainda cita oportunidades futuras que podem passar os R$ 100 bilhões em investimentos como a concessão de todas as linhas do Metrô de São Paulo em três lotes (Linhas 1 e 20; 2, 15 e 22; 3 e 19).

Os trens intercidades para São José dos Campos, Santos além dos VLTs de Sorocaba em Campinas também estão mapeados como futuras oportunidades.

A concorrência pelos ativos metroferroviários tem aumentado nos últimos anos com a entrada de novos participantes brasileiros e estrangeiros, estes últimos geralmente em parcerias com empresas nacionais.
Acredito que há muita especulação, e muitas notícias são plantadas por interesses, porém, em relação à concessão, tudo vai depender como a modelagem do governo a partir estudo do IFC direcionar.
E relação as linhas novas 19,20 e 22 a inciativa privada tenha fôlego para manter a operação em um nível de qualidade satisfatório já que são sistemas e infraestrutura novas, agora manter a qualidade do serviço prestado com as linhas existentes, principalmente 1 e 3 é muito difícil e caro manter . Nao sei se a CCR ou outra empresa vai querer, haja vista exemplos diários da linhas 8 e 9.
Privatização ou concessão? Cuidado que não é a mesma coisa.
É de uma insolência terrível a CCR querer participar de qualquer privatização de metrô, além como uma sacanagem privatizar o metrô da CIA do metropolitano que funciona bem dentro do possível ( o governo tá precarizando cada vez mais). No fim quem vai se lascar é o povo.
E aquele lance de “privatizar aumenta a concorrência”? Kkkkkkkkk
CCR é dona de mais da metade da infraestrutura de do país, palhaçada.
Errado, a CCR não é dona de nenhuma de concessão que ela opera, pertence totalmente as governos que os concederão. Privatização aumenta a concorrência se não houver regulações que prejudiquem a concorrência em primeiro lugar.
Tarcísio está acabando com o transporte metroferroviário de SP, tomara que não ganhe em 2026 senão vai privatizar até a polícia 🤦🏻♂️
Vish, se mantiver o padrão Linhas 8 e 9, coitados dos usuários, o serviço irá piorar drasticamente.
Concessões são muito bem-vindas. Cabe a empresa vencedora prestar um serviço de excelência e o governo fiscalizar de forma rigorosa, o que não tem acontecido.
espero que a CCR não consiga a concessão do metrô, porque a CCR ganhou do governo de SP a concessão das linhas 8 e 9 dos trêns e acabou com a qualidade das viagens de trens nessas duas linhas, está um lixo.
E o governador de SP ainda apoia essa irresponsabilidade.
O engraçado que as linhas 4 e 5 que a CCR pegou está padrão Metrô de qualidade, enquanto a Linha 8 e 9 está ainda chegando ao padrão da CPTM antes de ViaMobilidade, talvez a CCR consiga repetir o sucesso que conseguiu nas linhas 4 e 5, se pegar outras linhas do Metrô, mas da linha da CPTM, tenho zero confiança que a CCR vai fazer algo diferente.
Considerar a CCR sucesso em SP é, no mínimo, inocência. Deixa só a idade do sistema começar encarecer a manutenção e verão o tal sucesso. Mas, se a população apoia, deixa “assar”.
CCR deveria ser proibida de participar, já esta uma porcaria, imagine se vira um monopólio privado…