Privatização do Metrô de São Paulo entra na mira do Grupo CCR, aponta relatório

Balanço geral do ano de 2024 mostra que o Grupo CCR está mapeando oportunidades de negócio e cita as quatro linhas sob operação da empresa
Concessão do Metrô entra na mira da CCR (Jean Carlos)
Concessão do Metrô entra na mira da CCR (Jean Carlos)

O Grupo CCR, atualmente o maior operador privado de sistema de passageiros sobre trilhos do Brasil, estuda novas oportunidades de expansão de seu portfólio no médio e longo prazo.

Apesar da ausência no leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, a companhia cita uma série de oportunidades futuras, entre elas a concessão das linhas 11, 12 e 13 com previsão de leilão em março.

A empresa, que já detém as operações das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, também mapeia oportunidades futuras apresentadas pelo governo do estado.

Concessão do TIC Sorocaba (Jean Carlos)
Concessão do TIC Sorocaba (Jean Carlos)

Para 2025, a CCR pretende mirar em dois leilões importantes, sendo eles o Lote ABC Guarulhos das linhas 10 e 14 e também o TIC Sorocaba que deverá ter consulta pública aberta em 2025.

O relatório da CCR ainda cita oportunidades futuras que podem passar os R$ 100 bilhões em investimentos como a concessão de todas as linhas do Metrô de São Paulo em três lotes (Linhas 1 e 20; 2, 15 e 22; 3 e 19).

Concessão das Linhas do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Concessão das Linhas do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Os trens intercidades para São José dos Campos, Santos além dos VLTs de Sorocaba em Campinas também estão mapeados como futuras oportunidades.

Concessão do Metrô é citada em documento da CCR (CCR)
Concessão do Metrô é citada em documento da CCR (CCR)

A concorrência pelos ativos metroferroviários tem aumentado nos últimos anos com a entrada de novos participantes brasileiros e estrangeiros, estes últimos geralmente em parcerias com empresas nacionais.

Total
0
Shares
12 comments
  1. Acredito que há muita especulação, e muitas notícias são plantadas por interesses, porém, em relação à concessão, tudo vai depender como a modelagem do governo a partir estudo do IFC direcionar.
    E relação as linhas novas 19,20 e 22 a inciativa privada tenha fôlego para manter a operação em um nível de qualidade satisfatório já que são sistemas e infraestrutura novas, agora manter a qualidade do serviço prestado com as linhas existentes, principalmente 1 e 3 é muito difícil e caro manter . Nao sei se a CCR ou outra empresa vai querer, haja vista exemplos diários da linhas 8 e 9.

  2. É de uma insolência terrível a CCR querer participar de qualquer privatização de metrô, além como uma sacanagem privatizar o metrô da CIA do metropolitano que funciona bem dentro do possível ( o governo tá precarizando cada vez mais). No fim quem vai se lascar é o povo.

  3. E aquele lance de “privatizar aumenta a concorrência”? Kkkkkkkkk

    CCR é dona de mais da metade da infraestrutura de do país, palhaçada.

    1. Errado, a CCR não é dona de nenhuma de concessão que ela opera, pertence totalmente as governos que os concederão. Privatização aumenta a concorrência se não houver regulações que prejudiquem a concorrência em primeiro lugar.

  4. Tarcísio está acabando com o transporte metroferroviário de SP, tomara que não ganhe em 2026 senão vai privatizar até a polícia 🤦🏻‍♂️

  5. Concessões são muito bem-vindas. Cabe a empresa vencedora prestar um serviço de excelência e o governo fiscalizar de forma rigorosa, o que não tem acontecido.

  6. espero que a CCR não consiga a concessão do metrô, porque a CCR ganhou do governo de SP a concessão das linhas 8 e 9 dos trêns e acabou com a qualidade das viagens de trens nessas duas linhas, está um lixo.
    E o governador de SP ainda apoia essa irresponsabilidade.

    1. O engraçado que as linhas 4 e 5 que a CCR pegou está padrão Metrô de qualidade, enquanto a Linha 8 e 9 está ainda chegando ao padrão da CPTM antes de ViaMobilidade, talvez a CCR consiga repetir o sucesso que conseguiu nas linhas 4 e 5, se pegar outras linhas do Metrô, mas da linha da CPTM, tenho zero confiança que a CCR vai fazer algo diferente.

      1. Considerar a CCR sucesso em SP é, no mínimo, inocência. Deixa só a idade do sistema começar encarecer a manutenção e verão o tal sucesso. Mas, se a população apoia, deixa “assar”.

  7. CCR deveria ser proibida de participar, já esta uma porcaria, imagine se vira um monopólio privado…

Comments are closed.

Previous Post
Estação São Joaquim da Linha 6-Laranja em fevereiro de 2025

Prestes a receber o tatuzão, estação São Joaquim é que mais avançou na Linha 6-Laranja

Next Post
Tatuzão da Linha 6-Laranja (GESP)

Linha 6-Laranja: Tatuzão Sul chega à estação São Joaquim

Related Posts