Primeira etapa da reforma da estação Palmeiras-Barra Funda é entregue pela CPTM

Estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

A CPTM entregou nesta quarta-feira, 29, a primeira etapa da reforma da estação Palmeiras-Barra Funda na área de atendimento da Linha 7-Rubi.

A revitalização custou R$ 17 milhões e incluiu a substituição de piso das plataformas, mezanino, áreas de circulação da estação e operacionais, além da parte da iluminação e comunicação visual do local.

As obras foram divididas em duas frentes, uma responsável pela troca dos pisos de plurigoma por um piso frio, e outra que focou na substituição da comunicação visual e iluminação, trocada por lâmpadas de LED. A CPTM também ampliou a área iluminada, sobretudo nas regiões das escadas rolantes e fixas. “Desta forma, frisamos o compromisso com a segurança dos nossos passageiros”, explicou Pedro Moro, presidente da CPTM.

O site mostrou o andamento das obras anteriormente, que foi realizado nas plataformas 5 e 6 da estação. Os trabalhos continuam agora focados nos itens de acessibilidade que incluem novos elevadores e a preparação para receber a Linha 13-Jade e a Linha 11-Coral a partir de 2024.

Troca de pisos na estação Barra Funda (Jean Carlos)

Ramal a ser concedido à operadora do Trem Intercidades

A revitalização da área operacional da Linha 7-Rubi ocorre às vésperas de o governo do estado lançar a licitação de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC). O projeto prevê a implantação de um serviço regional de trens entre Campinas e São Paulo e que terá seu terminal na capital paulista justamente na Barra Funda.

O pacote a ser oferecido no certame também inclui o Trem Intermetropolitano, um serviço entre Francisco Morato e Campinas, e a Linha 7-Rubi, que passará a funcionar apenas entre Francisco Morato e Palmeiras-Barra Funda. Ou seja, os passageiros que desejarem seguir viagem até Luz ou Brás, como ocorre atualmente, deverão fazer a baldeação para outros ramais.

 

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