Nesta quarta-feira, 3 de julho, foi realizada uma cerimônia de conclusão e entrega do primeiro trem de monotrilho da Frota S, que será usada na Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo.
A composição foi fabricada pela CRRC Puzhen Alstom, em Wuhu, na China, onde ocorreu o evento, que contou com membros da companhia estatal.
O modelo Innovia 300 foi projetado originalmente pela canadense Bombardier, que montou 26 dos 27 trens em uma fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Após adquirir a Bombardier, a Alstom mudou de planos e estabeleceu uma joint venture com a gigante CRRC para estabelecer uma linha de montagem na China.

Ao contrário da primeira encomenda, o Metrô não exigiu que a produção do trem fosse feita em território nacional. Com isso os 19 trens do segundo pedido serão todos produzidos em Wuhu e virão de navio para o país.
Segundo o Metrô, será iniciado o processo de envio da composição que deve chegar ao Brasil até outubro, por meio de navio que embarcará do Porto de Shanghai com destino a Santos.
A previsão é que as 19 composições cheguem ao país até 2026. A encomenda atenderá a expansão da Linha 15-Prata, que terá as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, no sentido leste, além da estação Ipiranga, no sentido oeste.