Primeiro trem da Linha 6-Laranja é entregue pela Alstom

Imagens mostram carretas adesivadas levando primeira composição para o Pátio Morro Grande, na Zona Norte

Primeiro trem da Linha 6-Laranja no Pátio Morro Grande
Primeiro trem da Linha 6-Laranja no Pátio Morro Grande (Reprodução)

O primeiro de 22 trens fabricados pela Alstom para a Linha 6-Laranja foi entregue à concessionária Linha Uni nas últimas horas.

Vídeos postados nas redes sociais mostram carretas na Zona Norte levando os seis carros da primeira composição Metropolis que será usada no ramal metroviário.

As unidades estavam cobertas por lonas e adesivos com logos do governo do estado, Alstom, Linha Uni e Artesp além da menção ao “1º Trem da Linha 6-Laranja”.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Testes estáticos e dinâmicos nos próximos meses

A entrega do primeiro trem era esperada a qualquer momento após a Linha Uni, concessionária que constrói e irá operar o ramal, postar um vídeo antecipando o fato.

Fabricado em Taubaté, no interior de São Paulo, o novo trem será remontado no Pátio Morro Grande nas próximas semanas, onde dará início aos testes estáticos e  posteriormente dinâmicos.

A cabine de passageiros com os bancos laterais: capacidade para 2.044 pessoas por trem
A cabine de passageiros com os bancos laterais: capacidade para 2.044 pessoas por trem (Reprodução)

A composição de seis carros, que terá capacidade para 2.044 passageiros sentados e em pé e lembrará bastante os trens da Linha 4-Amarela, com ausência de cabine de comando já que eles operarão de forma totalmente automática.

A Linha 6-Laranja deve entrar em operação parcial em outubro de 2026, no trecho entre Brasilândia e Perdizes.