Destaques Linha 11

Primeiro trem da Série 8500 da CPTM entra em operação no dia 6 de julho

Fabricado pela CAF, trem é o primeiro de uma encomenda de 65 unidades que passarão a ser entregues mês a mês
Série 8500 da CPTM (foto: Paparazzi Ferroviário)
Série 8500 da CPTM (foto: Paparazzi Ferroviário)
Série 8500 da CPTM (foto: Paparazzi Ferroviário)
Série 8500 da CPTM (foto: Paparazzi Ferroviário)

O governador Geraldo Alckmin entrega oficialmente para a população nesta quarta-feira (06) o primeiro trem de uma encomenda de 65 unidades da CPTM. Fabricada pela espanhola CAF, a nova Série 8500 terá 35 unidades produzidas e está em testes há um ano.

A cerimônia ocorrerá na estação da Luz às 10 horas quando o trem fará a primeira viagem com passageiros na Linha 11-Coral. A ideia original era que dois exemplares fossem entregues, mas a empresa, ao que parece, colocará primeiro um modelo apenas na linha. Os trens da Série 8500 intensificaram os testes na linha nas últimas semanas e houve até uma previsão de entrega ainda em junho.

Aposentadoria dos antigos trens

Com a entrada em operação do primeiro 8500, a CPTM deve passar a introduzir dois trens por mês na sua rede. A empresa não revela, mas segundo rumores, as Linha 11 e 7 devem receber os primeiros trens feitos pela CAF. Com isso, a Série 2000, hoje usada na Linha 11 juntamente com a Série 9000, deverá ser deslocada para a Linha 12-Safira. A razão tem a ver com a melhor configuração de portas e de fluxo de passageiros dos novos trens comparado ao da série antiga.

Além dessa mudança, espera-se que as séries mais sofridas da CPTM comecem a ser “baixadas”, ou seja, retiradas de serviço. Trens lentos e sem ar-condicionado como a Série 1100, 1400, 1600 e 4400 devem aos poucos sair de cena, mas não totalmente já que a necessidade de composições está aumentando.

Enquanto o 8500 entra em serviço, o novo 9500, produzido pela Rotem, está sendo entregue para testes na CPTM. Se tudo correr bem, daqui um ano a companhia deverá ter uma frota sensivelmente renovada.

Imagem do perfil Paparazzi Ferroviário

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Um comentário

Click here to post a comment

Airway