Quando o Serviço 710 da CPTM poderá acabar?

Trem do Serviço 710 na estação Palmeiras-Barra Funda
Trem do Serviço 710 na estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

Se existe um cronograma a respeito da concessão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, que incluirá o serviço expresso, o Trem Intermetropolitano e a Linha 7-Rubi, nada está claro a respeito do fim do Serviço 710, que proporciona viagens entre Jundiaí e Rio Grande da Serra.

A operação conjunta das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa foi lançada pela CPTM em abril de 2021 e desde então fez o movimento de passageiros crescer, além de receber elogios dos usuários que hoje não precisam trocar de trem para chegar a qualquer destino dos dois ramais.

Mas, como este site mostrou em novembro, o Serviço 710 está com os dias contados e com ele o encurtamento do trajeto da Linha 7, que passará a ir de Jundiaí até a estação Palmeiras-Barra Funda.

Como o Consórcio C2 não poderá operar trens a partir de Barra Funda não há como manter o serviço no trecho onde está a Linha 10. A questão é entender quando o Serviço 710 deixará de ser oferecido.

Fim pode ocorrer dentro de um ano

O site questionou tanto a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), que é responsável pelo projeto do TIC Eixo Norte, quanto a CPTM, que opera o serviço atualmente. As respostas mostram que nem mesmo no governo há um entendimento claro sobre isso.

Com a concessão do Trem Intercidade Eixo Norte à C2 Mobilidade Sobre Trilhos, a Linha 7-Rubi passará a atuar no percurso Jundiaí-Barra Funda, conforme determina o contrato que deverá ser assinado em até 120 dias“, afirmou a SPI em nota.

Estação Barra Funda com o TIC
O esquema de operação na estação Barra Funda com a chegada do TIC

Segundo a secretaria, até que o contrato seja formalizado, o Serviço 710 permanecerá sendo possível à CPTM, mas não existe uma data exata para que a companhia separe a operação das duas linhas.

Já para a CPTM, a previsão é que “o Serviço 710 da CPTM permaneça atendendo aos passageiros das duas linhas até a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda“.

A companhia de trens metropolitanos está implantando sistemas e infraestrutura para levar a Linha 11 da estação Luz até Barra Funda, como já faz com o Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade. Porém, ainda não está claro quando o ramal será estendido.

A despeito das visões diferentes dos dois órgão estaduais, é razoável esperar pelo fim do Serviço 710 entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2025.

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Cronograma de implantação do TIC (SPI)
Cronograma de implantação do TIC (SPI)

As razões envolvem aspectos legais como a limitação de operação à concessão após Barra Funda e o fato de que a CPTM deverá repassar a frota de 30 trens da Série 9500 para a C2 Mobilidade Sobre Trilhos durante os primeiros 90 dias da fase pré-operacional.

Essa fase terá início seis meses após a assinatura do contrato de concessão. Como o governo espera assiná-lo até o final de junho, a CPTM e a C2 terão que firmar os termos de entrega de infraestrutura no primeiro trimestre do ano que vem.

Ou seja, a partir deste ponto a Linha 7-Rubi passará a ser responsabilidade da nova concessionária.

Estação Brás
Estação Brás: passageiros voltarão a fazer baldeações para chegar a certos destinos das linhas 7 e 10 (Jean Carlos)

Esperança no futuro

No entanto, o contrato do Trem Intercidades propõe algumas alternativas para que serviços provisórios sejam implantados, dependendo de algumas situações. Uma delas é que a Linha 7-Rubi poderá operar após Palmeiras-Barra Funda caso a CPTM não tenha ainda levado a Linha 11-Coral até lá. É a chamada “Extensão Temporária do Serviço da Linha 7 Inicial”.

Mas mesmo que a Linha 7-Rubi continue a chegar na estação Luz, por exemplo, as viagens seriam separadas do trecho da Linha 10.

Certo mesmo é que os usuários que hoje viajam no mesmo trem passarão a ter de realizar duas trocas se quiserem, por exemplo, ir de Francisco Morato a Santo André. As opções, a princípio, serão desembarcar em Barra Funda e fazer baldeação para as linhas 11-Coral ou 3-Vermelha do Metrô e seguir até Brás para então tomar a Linha 10-Turquesa.

No entanto, não será surpresa se novos arranjos surgirem no futuro, dependendo de outras concessões planejadas pela gestão atual. Uma hipótese é que serviços como o 710 possam ser implantados em outros ramais em parcerias entre concessionárias.

É o que sugere parte da resposta da Secretaria de Parcerias em Investimentos, que disse trabalhar “para ampliar a interoperabilidade entre as linhas de trens urbanos a fim de aprimorar a prestação de serviço aos passageiros e reduzir os tempos de viagem”.

 

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