CPTM lança “Serviço 710”, com trens indo de Jundiaí a Rio Grande da Serra

Viagens sem necessidade de troca de trens na estação Brás reeditarão tempos em que as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa eram parte da mesma ferrovia. Estreia ocorre na terça-feira dia 4
Trem da Linha 7 (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A CPTM anunciou nesta sexta-feira, 30, o lançamento do “Serviço 710”, viagens entre Jundiaí e Rio Grande Serra sem necessidade de troca de trens. Trata-se na prática da unificação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que passarão a operar com viagens ininterruptas, ou seja, deixando de utilizar a estação Brás como terminal de ambas.

O novo serviço começará a funcionar na terça-feira, 4 de maio, em toda a operação comercial, incluindo fins de semana e feriados.

Ao todo, a nova “super linha” terá quase 100 km de extensão e 31 estações. A CPTM estima que a viagem de ponta a ponta levará 2 horas e 8 minutos e promete reduzir os intervalos entre os trens com a integração operacional.

“Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na Estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM.

Além do serviço em todo o trajeto, a companhia também fará um loop operacional entre Francisco Morato e Mauá nos horários de pico, com intervalo médio de 6 minutos.

Estação Brás: mudanças de plataformas agora que ela deixará de ser terminal de ambos os ramais (CPTM)

Como ficará após a futura concessão da Linha 7?

A CPTM observa que o serviço Expresso Linha 10, entre Santo André e Tamanduateí, continuará funcionando normalmente. A companhia afirma ainda que utilizará os trens das séries 7000, 7500 e 9500 no novo serviço, sem citar as velhas composições das séries 2100 e 3000 que servem de reserva na Linha 10.

Para a região do ABC, será a oportunidade de contar um trem bem mais moderno, a Série 9500, fabricada pela Rotem, mas será preciso entender se na prática a operação conseguirá suportar a demanda com o novo perfil de uso.

A fusão das duas linhas era motivo de rumores nas últimas semanas, mas não parecia fazer sentido já que os planos do governo Doria são de conceder a Linha 7-Rubi no projeto do Trem Intercidades para Campinas, separando o ramal da rede da CPTM.

Em documentos oficiais da companhia, inclusive, a Linha Rubi deixará de atender a Luz quando for assumida pela iniciativa privada. Agora, com o novo serviço, não se sabe se a atual gestão mudou de ideia e planeja outra solução de mobilidade para esse eixo ou se no futuro o “Serviço 710” acabará.

Vale lembrar que as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa eram parte da mesma ferrovia no passado.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
13 comments
  1. Antigamente era assim.Em 1974 eu fui da estação Mooca até Paranapiacaba.
    Depois até Francisco Morato e voltei pra Mooca.Se a ferrovia pode ser unificada, que seja logo e modernizada.
    Faz tempo que não vou na estação Ipiranga, já era defasada na década de 70.
    A Estação Mooca é escondida quem passa pela Rua Borges Figueiredo, nem percebe.

  2. Posso estar errado, mas credito que esta decisão do governo de unificar as linhas possa ser uma forma dele “matar 2 coelhos com uma cajadada”.

    Primeiro o governo torna a concessão da linha 7 mais atraente. Talvez, o mesmo já tenha feito sondagens de mercado e descoberto que somente a linha 7 pode não ser muito atraente para possíveis investidores, o quê justificaria o “brinde” da linha 10. Além do quê, pelo fato destas linhas já terem sido uma no passado, pode otimizar os investimentos necessários para todo o trecho como composições à serem adquiridas (o quê eu duvido), construção de estações, sistemas, etc. Com isso, entregar as 2 linhas como 1, pode ser muito atrativo na concessão.

    Segundo que o governo faz um marketing com o pessoal do ABC devido ao cancelamento da linha 18 e a renovação duvidosa com a Metra na região. Desta forma, a população ficaria “mais contente” com melhora do serviço, principalmente, devido a operação privada.

    Por fim, a unificação do serviço assim tão repentino, pode ser um teste operação para o governo coletar informações e observar sua viabilidade para posterior oferta no programa de concessão do TIC Campinas.

  3. Uma boa notícia ! Como morador de Santo André, que tinha de fazer transferência no Brás para chegar na luz, torço muito para que dê certo !

  4. Além de melhor distribuição de passageiros e a extinção de gargalos, a unificação das duas linhas será mais atrativo para a iniciativa privada no caso de concessão.
    Caso haja a concessão dessas linhas, seria interessante se a MRS ficasse á cargo das mesmas, já que a própria MRS tem um projeto de construir uma linha paralela de Jundiaí á Rio Grande da Serra.

    1. Neste caso eu acredito que somente se a MRS se associar à outra empresa com experiência no transporte de passageiros. Sozinha a mesma não tem know-how para operá-la. De qualquer forma, é imprescindível que o governo coloque um boqueio para a CCR não participar, se não, já saberemos quem vai ganhar.

  5. A unificação irá beneficiar também os usuários da linha 15 prata, principalmente quando inaugurarem a estação Ipiranga. Apenas uma transferência de trem, e já poderão chegar ao centro pela Luz e também à Barra Funda.

  6. É uma otima noticia pois beneficia os usuários do ABC com trens mais modernos, acesso direto a Luz, Barra Funda, linha 1 e 3, alem de menor intervalo. Se for concedida a iniciativa privada, a linha 10 receberá investimento nas estações e possivelmente em mais trens modernos, alem de novas estações na regiao do centro. Ai teremos as linhas 7 e 10 nos padrões de metrô. Tomara que o processo de concessão não demore anos e anos, ja que o estado não tem recursos para modernizar estas linhas.
    Não adianta criticar as concessões, se forem com concorrencia como da lina 8 e 9 é a unica solução para modernizar o transporte sobre trilhos em São Paulo.

  7. Com certeza é muito mais atrativo colocar a única linha que atende o ABC inteiro. É cabeça que não acaba mais ($$$) kk

Comments are closed.

Previous Post

Apesar de expectativa, volta de trens de passageiros até Sorocaba é desafio enorme e caro

Next Post

Baldy leva ministro do TCU para conhecer a Linha 13-Jade

Related Posts