O governador de São Paulo e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) defendeu a continuidade do processo de concessões de linhas metroferroviárias durante entrevista nesta terça-feira, 13, ao jornal SPTV1, da TV Globo.
O candidato foi confrontado sobre o tema após o entrevistador, o jornalista Alan Severiano, questionar os sucessivos problemas da operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que eram da CPTM e foram repassadas à ViaMobilidade em janeiro deste ano após leilão de concessão no ano passado.
“Vamos insistir no processo de concessão. A concessão é melhor para a população. Tivemos um problema na transição que está sendo resolvido”, afirmou para então apontar que os problemas frequentes na operação teriam como uma das causas a sabotagem por parte de ex-funcionários da CPTM.
“Tivemos muitos problemas na transição para o modelo de concessão nas linhas 8 e 9, mas vamos manter. Estamos até apurando internamente sabotagens que ocorreram. Porque nós tivemos depois da concessão a demissão de milhares de funcionários da CPTM, porque agora linha é concedida. E o importante é que agora a ViaMobilidade começa com investimentos importantes”, disse o governador.

Severiano voltou ao assunto durante a entrevista e Garcia repetiu a acusação: “Nós fizemos tudo ao nosso alcance, esses problemas ocorreram muitas vezes por essa transferência e por sabotagem dos ex-funcionários da CPTM, que está sendo apurado e agora nós estamos deixando esses problemas para trás”, garantiu.
Rodrigo Garcia também confirmou que nos próxmos meses, oito estações das 2 linhas devem começar a ser moderinzadas e, no próximo ano, a ViaMobilidade colocará em circulação 22 novos trens, que fazem parte do contrato de concessão.