Senado deve votar liberação de empréstimo de US$ 550 milhões para obras da Linha 2-Verde

Obras na estação Penha (Jean Carlos)

O imbróglio a respeito do financiamento de US$ 550 milhões (cerca de R$ 3 bilhões em valores atuais) para as obras da extensão da Linha 2-Verde até a Penha finalmente avançou nesta semana. O presidente Jair Bolsonaro enviou uma proposta ao Senado Federal solicitando a autorização para contratação do empréstimo junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).

A iniciativa foi motivo de agradecimento do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, que estava num evento no interior. O político do PSDB, que é candidato à reeleição, solicitou a um aliado de Bolsonaro que transmitisse um “abraço” ao presidente. “Só quem sabe a importância da mobilidade urbana lá, na capital, sabe como esse dinheiro é importante para não interromper obras”, afirmou Garcia.

A proposta enviada ao Senado ocorre após acusações do governo paulista de que o empréstimo estava parado no Cofiex, órgão do Tesouro Nacional e que analisa transações financeiras com os entes da federação, por motivações políticas.

O governo de São Paulo solicitou a aprovação do financiamento de US$ 550 milhões no início de 2020, quando Bolsonaro e o então governador João Doria, trocavam farpas pela imprensa. O processo de empréstimo já conta com aval do CAF há bastante tempo e consta no Cofiex como à espera de assinatura.

O valor é fundamental para que a expansão da Linha 2-Verde, com oito estações e cerca de 8 km, fique pronta até o final de 2026. Por enquanto, o governo tem bancado as obras com outros recursos, mas o avanço nas obras deverá exigir mais repasses às empresas contratadas nos próximos meses.

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