Sindicato decide hoje se haverá greve no Metrô nesta terça, 15

Entidade protesta contra planos de privatização do governo Tarcísio de Freitas e terceirização da manutenção da Linha 15-Prata
Trens da CPTM e do Metrô (Jean Carlos)

O embate entre o governo do estado, administrado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, terá um novo capítulo nesta segunda-feira quando a entidade marcou uma assembléia para uma possível greve amanhã, 15 de agosto.

O motivo do protesto é conhecido, os planos de privatização do Metrô e da CPTM, entre outras empresas controladas pelo estado. A entidade decide a partir das 18h30 se haverá greve nas quatro linhas do Metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata).

Veja também: Metroviários desistem de greve nesta terça-feira, 15 de agosto

Antes disso, no entanto, a diretoria do sindicato realiza uma entrevista coletiva às 10h. Segundo a entidade, a privatização irá piorar os serviços para os passageiros além de torná-los mais caros, utilizando como exemplo a SuperVia, no Rio de Janeiro.

“As linhas privatizadas registram o TRIPLO de falhas. Quem é usuário das linhas 8 e 9 da Via Mobilidade sabe disso. E quem não é, pode acompanhar pelas notícias. Todo dia tem falhas, lentidão e descarrilamentos. Esses acidentes colocam em risco a vida da população e dos trabalhadores”, diz texto divulgado pelo sindicato.

ViaMobilidade abre novas vagas para Pessoas com Deficiência (Jean Carlos)
Sindicato usa como exemplo a concessão das linhas 8 e 9 em protesto contra a privatização no Metrô (Jean Carlos)

Novamente, a direção do sindicato propôs o esquema de catraca livre ao governo, em que os funcionários compareceriam ao  trabalho, mas os passageiros acessariam o sistema sem pagamento de tarifa. A hipótese, entretanto, não costuma ser aceita pelo estado.

Terceirização da manutenção

Desde que assumiu o governo em janeiro, Tarcísio tem citado planos de promover mudanças no Metrô e na CPTM. A companhia de trens metropolitanos deve perder seus ramais, que serão incluídos em concessões do Trem Intercidades.

Já o Metrô, segundo declaração do governador, teria seu foco alterado, passando a ser uma empresa de gestão de projetos e não operadora das linhas.

Entretanto, em documento a que este site teve acesso, a gestão planeja conceder o próprio Metrô, juntamente com novas linhas como a 19-Celeste e a 20-Rosa.

Trem Innovia 300 (Jean Carlos)

“Metro Linhas 19 ou 20 e/ou desestatização+extensão Linha 2+investimentos Linha 15 (a ser estudado, de acordo com evolução de investimentos em andamento)”, diz o escopo do chamado Lote 4 de projetos de mobilidade urbana sobre trilhos que fazem parte dos planos de concessão.

Os estudos para desestatização do Metrô devem ter início em setembro, ainda segundo o documento. A previsão é que a companhia tenha o edital de privatização lançado em março de 2025 e a assinatura do contrato, seis meses depois desse prazo.

O sindicato também mira uma licitação mais próxima, marcada para o final do mês, em que o Metrô pretende terceirizar a manutenção dos trens de monotrilho Innovia 300, hoje sob responsabilidade da fabricante, a Alstom.

O contrato prevê que a empresa privada cuidará de 25 dos 27 trens atuais, além de novas composições que serão entregues nos próximos anos.

 

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24 comments
  1. Apóio os metroviários em tentar parar a privatização, seria bom se o governo permitisse a catraca livre durante a greve, mas do jeito que o Tarcísio é, todo mundo sabe que vai acabar sendo paralisação

    1. Tava na hora de privatizar o metrô mesmo, serviços péssimos a anos, sucateado demais, tomara que seja igual a via 4 linha amarela e lilás, tudo esses caras querem greve.

    2. e o precário manutenção da L15 ,l3 com frota g pulando que nem boi bravo . invés do sindicato dos metroviarios sair de um vez do prédio que já foi vendido que vergonha

      1. A manutenção da L15 é feita pelo metrô junto com a Alstom, oq o Tarcísio quer e deixar tudo com a Alstom.

        Se com os dois é precária, com apenas 1 vai ficar mais ainda

        1. Não é só a Alstom que pode prestar serviços de manutenção, existem outras empresas como a Siemens, a BYD, a Hitachi

  2. nooossa hein, como se a linha 15 estivesse uma maravilha na mão desses metroviários né? hahahahaha
    funcionario usando o celular enquanto manobra o trem, etc etc

    1. Me dá um exemplo de metrô privatizado no mundo inteiro que funcione bem??? Único é o de Hong Kong, e você acha que no BRASIL a privatização vai dar certo? Paulistano não sabe o privilégio que tem com o Metrô de SP, um dos melhores que já andei no mundo, só ficando pra trás de metrôs na Ásia (que são todos estatais)

      1. super a favor da privatização!! se ficarem como a linha 4 amarela, ficará ótimo! só quem usa, sabe o lixo que são as linhas, que não são privatizadas. privatização Já.

  3. A greve é válida, entretanto deveria ter adesão dos trabalhadores da CPTM e da Sabesp. Com relação às críticas aos serviços do Metrô, o sindicato denúncia exatamente o quê está sendo feito pelo Governo de São Paulo que é a precarização dos serviços prestados. Seja não contratando mão de obra, seja terceirizado a manutenção ou ainda não comprando as peças para a correta manutenção. O Metrô sempre foi excelência em prestação de serviços desde sua inauguração, os paulistanos sempre se orgulharam deste serviço que é prestado pelo Estado há pelo menos 38 anos. Muito estranho um governo acabar com essa qualidade e com essa empresa. Outro ponto a se pensar na privatização seria um custo menor para o Estado e para a População. Entretanto vemos que o preço do serviço se mantém o mesmo e a empresa CCR sempre pedindo reequilíbrio para o Estado.

  4. pessoal aqui nos comentários falando que é melhor privatizar? a linha 4 e linha 5 era do metrô, só é boas assim porque o metrô que cuidou… só olhar o que a linha 8 e 9 viraram .. mau serviço prestado e ainda descarrilhou 4 vezes em menos de um ano! se privatizar vai ficar tudo pior!

  5. Não sei se o que os funcionários do metrô pedem é justo, mas está greve servirá de argumento para privatizar todas as linhas de metrô.

  6. Quanto mais greve os metroviários fazem, menos eu os apoio. Dificultar o direito de ir e vir – que já não é de boa qualidade – da população, só atrapalha a eficácia da mensagem que querem passar. Tem outros métodos bem mais eficientes para protestar ao invés do modo arcaico de fazer greve, prejudicando conscientemente a população, por usá-las de modo unilateral como massa de manobra. Mas enfim….

    1. Os metroviários não querem fazer paralização, eles sempre vem com uma proposta de catraca aberta como primeira opção de greve, o governador que não aceita catraca aberta e força a greve a ser feita na forma paralização, que prejudica a população. O governador que força a paralização, provavelmente com a intenção de sujar a imagem do sindicato dos metroviários.

      1. Não existe almoço grátis. Eles fazem a proposta de catraca aberta pois sabem que não vai ser aceita. Existe o custo de operação (energia elétrica / água / etc) que se já é defasado quando pagamos a passagem imagina operar um dia inteiro sem nenhuma receita (e depois a conta vai para a população do mesmo jeito, ainda mais cara). Os metroviários podem fazer o protesto não usando uniforme por exemplo ou usando coletes indicando que estão em greve, dá no mesmo para a população.

        1. Engraçado q pra bancar os subsídios bilionários pra CCR, fazendo empresários enriquecer com dinheiro não tem problema algum né? Não importa o custo, sempre vai haver dinheiro pra isso

          1. Claro que os metroviários irão favorecer a greve e não aceitam a privatização. Há anos vivemos o transporte escasso e as greves pedindo aumentos de salários. Queremos transportes decentes e infelizmente, o nítido é que essa greve é para benefício próprio e não dá população. Greve por redução de tarifa ninguém faz, greve para catraca livre ninguém faz, ou quando estamos com problemas no transporte principalmente linha azul que é do metrô… ninguém faz. Pego transporte público todos os dias e sou vítima dessa lástima de transporte. Sou a favor da privatização independente de qualquer governo, quero qualidade.

  7. Bom dia a população está com vocês, metroviarios! Façam mais greves por favor, parem a semana inteira. Continuem assim!

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