Metroviários de SP desistem de greve nesta terça-feira, 15 de agosto

Assembleia no sindicato da categoria na noite desta segunda-feira decidiu por não paralisar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Direção da entidade pretendia protestar contra planos de privatizão do governo Tarcísio
Trem do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Os metroviários de São Paulo decidiram cancelar a greve nas quatro linhas do Metrô programada para esta terça-feira, 15 de agosto. A categoria realizou assembleia na noite da segunda-feira (14) na sede do Sindicato dos Metroviários, na Zona Leste da capital, quando a maioria optou por continuar trabalhando normalmente.

A convocação para a greve foi feita pela direção do sindicato, que protesta contra os planos do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) de privatizar o Metrô e a CPTM e conceder os ramais para empresas privadas. A direção do sindicato também é contra a privatização da Sabesp, companhia de saneamento do estado.

Ainda segundo a direção, outro foco de insatisfação é a decisão do Metrô de terceirizar a manutenção dos trens de monotrilho da Linha 15-Prata. Hoje as composições são mantidas pela companhia com apoio da Alstom, sua fabricante, mas parte dos trens já teve a garantia expirada. O Metrô decidiu adiar o pregão que estava previsto para o dia 28 de agosto.

Durante esta segunda-feira, a direção do Metrô convidou os representantes do sindicato para uma reunião.

Ao mesmo tempo, a companhia do estado chegou a obter uma liminar no Tribunal Regional do Trabalho para que os funcionários mantivessem 70% dos serviços funcionando no horário de pico e 30% nos demais horários, com multa diária de R$ 100 mil caso a determinação não fosse cumprida.

Na assembleia, os metroviários decidiram remarcar a greve para outubro, mas promover uma paralisação conjunta com a CPTM e a Sabesp, empresas que também devem ser repassadas à iniciativa privada pelo atual governo.

Em setembro, o sindicato planeja lançar um plebiscito para saber a opinião da população sobre as privatizações.

Prédio de manutenção do monotrilho da Linha 15: terceirização em vista

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Por mim privatiza tudo essas linhas aí de metrô e trem! Na linha amarela não tem isso de concursados!

Comments are closed.

Previous Post

Sindicato decide hoje se haverá greve no Metrô nesta terça, 15

Next Post
ViaMobilidade poderia operar trens de carga (Jean Carlos)

ViaMobilidade estuda operar trens de carga nas proximas décadas

Related Posts