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Sindicato dos Metroviários diz que passageiros da Linha 15-Prata estão em risco

Entidade apontou a Alstom, fabricante do monotrilho e do sistema de sinalização, como principal culpada pelo incidente de colisão de dois trens em março. Sindicato diz que funcionário a bordo de uma das composições estava usando o celular a trabalho

Trem da Linha 15 (Jean Carlos)

Os dirigentes do Sindicato dos Metroviários de São Paulo realizaram uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 18, para apresentar a visão da entidade a respeito dos problemas da Linha 15-Prata.

A presidente do sindicato, Camila Lisboa, e o vice-presidente, Narciso Soares, comentaram o incidente com dois trens Innovia 300, de monotrilho, que ocorreu na madrugada do dia 8 de março, enquanto as composições eram preparadas para a operação.

Na ocasião, os dois trens colidiram frontalmente próximos à estação Sapopemba. Apenas dois funcionários estavam a bordo dos veículos, um deles sofrendo uma lesão no ombro.

Os dirigentes do sindicato culparam sobretudo o sistema de sinalização CBTC fornecido pela Bombardier, atualmente parte da Alstom. Chamado de Cityflo 650, o software opera com base na tecnologia de blocos móveis de Controle de Trem Baseado em Comunicação.

Funcionário do Metrô em área isolada em frente ao painel do trem Innovia 300 (Jean Carlos)

Trata-se de um sistema semelhante ao utilizado na Linha 5-Lilás, de trens convencionais, mas segundo Camila Lisboa, na Linha 15 não existe um sistema automático de proteção do trem para casos em que existe falha na operação.

“O sistema automático de proteção dos trens ele permite que tantos os trens quanto os trilhos, eles leiam os trens, sabe que tem um trem à frente. Por que nunca ocorreu colisão [nas linhas 1, 2 e 3]? Porque existe esse sistema funcionando”, disse Camila.

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A presidente também contestou a afirmação do Metrô de que o funcionário que estava em um dos trens que se chocou estaria distraído no celular. Segundo ela, “o sistema de comunicação do monotrilho não funciona e por muitas vezes os trabalhadores precisam usar o celular para se comunicar”.

Nesta terça-feira, a TV Globo colocou no ar um trecho do vídeo das câmeras de segurança do monotrilho que mostram o funcionário sentado de costas para o para-brisa do trem. Segundo depois, há o choque, e o operador se levanta para abrir o painel de controle e acionar algum dispositivo. É possível ver o telefone caído no piso do trem enquanto ele busca o rádio que estava no banco de passageiros (veja link abaixo).

Metrô teria poucos trens em condições de operação na Linha 15 (Jean Carlos)

Narciso Soares foi além, afirmando que uma colisão pode ocorrer durante a operação, colocando em risco o passageiro. “Se continuar o monotrilho funcionando dessa forma existe um risco real para população”, disse. “O acidente que aconteceu já foi bastante grave, mas não tinha usuários. Isso pode acontecer com usuário dentro e mais, os trens podem bater em velocidade maior”, completou.

Camila acrescentou ainda que outras situações de risco têm acontecido e citou como exemplo o deslocamento dos trens na plataforma de São Mateus no sentido da via que se encerra no local. “O trem só não andou e caiu [da via] porque tinha um operador lá que aplicou a emergência. Não foi uma vez que aconteceu isso, foram mais”, relatou.

Cabines nos trens

A solução para os problemas, na visão da entidade, é equipar os trens Innovia 300 com cabines de comando como nas composições das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, e manter operadores a bordo. Trata-se de uma configuração inversa ao projeto do trem, que prevê o funcionamento UTO (sem condutor) e no padrão GoA4, o mais elevado em automatização.

Os metroviários ameaçam, inclusive, realizar paralisação para pressionar por mudanças no ramal. O sindicato pede ainda que a Alstom modifique o sistema de sinalização e que a empresa seja cobrada pelos problemas.

“A Alstom tem que ser cobrada”, disse Camila. “Foi essa empresa que produziu os trens, foi essa empresa que produziu o sistema. Por que não vai entrevistar a Alstom?”, questionou a presidente do sindicato.

Este site contatou a assessoria da Alstom, mas a empresa afirmou que não comentará o assunto.

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r
r
2 anos atrás

safados, nunca assumem a culpa! A culpa é sempre dos outros! Parecem até o presidente desse país…

Leonardo
Leonardo
2 anos atrás

Torço para todas as linhas do metro serem concedidas, adeus funças e sindicalistas kkkk

Lucas
Lucas
2 anos atrás
Responder para  Leonardo

Não vejo a hora do metrô resolver logo este sistema CBTC! Não aguento mais ver estes pelegos sentados nos bancos do trem mexendo no celular dizendo que estão “cuidando” dos passageiros

João Pires
João Pires
2 anos atrás

Aí que você se engana, sindicalismo não existe só em empresas públicas. É só ver greve de ônibus, greve de bancários, greve de aeroportuários que acontecem sempre.

Inclusive nas linhas 4 e 5 já estão ocorrendo movimentações para deflagração de uma greve esse ano.

rodrigo
rodrigo
2 anos atrás

essa é bobagem !!! sindicalismo !! conselhos de classe..so aparecem pra greves, aparecerem na midia, ameaças

nao fazem nada de bom o resto do ano por ninguem !!! que engraçado !! todo o ano a mesma coisa !!

isso tem que acabar…automatizar mesmo…dar outra funcao pesada pra esses pelegos

alias nao sei porque nao tomaram de volta o predio dessa gente

sindicalismo/conselho de classe so serve para dar empregos para os amigos do rei. E só. (nesse caso dos ladroes durante 16 anos)

Diego S
Diego S
2 anos atrás

Acho que é leviano a presidente do sindicato cobrar a Alstom, o sistema e os trens são bombardier faz pouco tempo que a Alstom comprou a Bombardier transporte, o sistema ATO, ATC e CBTC da Alstom está em plena operação nas linhas 1, 2,3 e 5, acredito que a fusão de 2 grandes multinacionais onde cada uma tinha seu sistema seja algo complexo de ajustar.

Acredito também que o metrô precisa melhorar o sistema da Linha 15 para GoA4 até que todos os problemas referentes ao sistema estejam sanados.

Porfim acho que nessa historia não temos só um culpado e sim varios uma cadeia de eventos que está se formando e sem a atuação correta e forte em cima da questão vão ser elos de uma corrente para um desastre futuro.

Bruno Ventura
Bruno Ventura
2 anos atrás

O funcionário comprovadamente no celular e a culpa é da Alstom kkkkkkkkk
Se os passageiros estão em risco, é por culpa de profissionais irresponsáveis como esse.