Video mostra trem da Linha 8 abrindo porta do lado errado na estação Lapa

Falha grave ocorreu na manhã desta terça, 18, em composição que seguia para Júlio Prestes. ViaMobilidade recolheu trem para averiguar problema
Porta de trem da ViaMobilidade aberta do lado oposto da plataforma (Reprodução)

Um trem da Linha 8-Diamante que seguia no sentido da estação Júlio Prestes na manhã desta terça, 18, teve as portas abertas do lado oposto ao da plataforma ao parar na estação Lapa, deixando os passageiros da composição assustados.

Por conta da falha, as portas de ambos os lados foram abertas. Para piorar a situação, ainda estava chovendo no momento, o que fez com que os passageiros se molhassem.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O trem foi evacuado na mesma estação e recolhido para análise da causa que levou a abertura de portas de ambos os lados da composição. De acordo com a ViaMobilidade, não houve registro de ocorrência com os passageiros.

Trata-se de mais um caso de falha grave da linha operada pela concessionária ViaMobilidade. Ontem, a empresa entregou ao governo do estado e ao Ministério Público uma proposta de acordo que prevê R$ 87 milhões de investimento em melhorias na infraestrutura das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

No entanto, as propostas de melhoria apresentadas não agem na infraestrutua dos trilhos, trens e cabos aéreos, que são as principais causas de falhas de ambas as linhas (leia aqui).

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
16 comments
  1. Tenho a sensação que o tempo curto de treinamento e o alto nivel de estresse que os funcionários sofre contribui para estas situações. Uma porta não abre do lado errado a toa, e muitas vezes pode ter ocorrido por uma distração indevida (usuário chamando atenção na plataforma por exemplo) ou tentativa de resolver algo técnico (o trem precisou de um “reset” precisando abrir todas as portas, como mostram os videos.l).

    Há registros de portas com problemas também, diga-se.

  2. ERRADO PERMITIR COMENTARIO POLITICO, ANTES DE FAZER O T SE FEZ JD ERA TÃO BOM , HEIN DANIEL , A M……JÁ ERA DAQUELA EPOCA. O T PEGOU O O BONDE ANDANDO

    1. Ambos são culpados, um por ter feito a M…. de conceder (pelos seus próprios interesses, e o outro por ficar só passando pano e fazendo média com a Concessionária.

  3. Mais uma sabotagem contra a CCR-IMOBILIDADE? E o MP ficou com medo do Thorcisio e resolveu da mais uma chance. Anota aí, só vão tomar providências quando morrer inocentes passageiros pela falta de competência da CCR-Imobilidade e pela irresponsabilidade de quem deveria fiscalizar e cobrar.
    Até quando vão continuar contando com a sorte?
    Trem que descarrila e por SORTE, não atinge outro de frente. Trem que bate na plataforma e por SORTE, não morreu passageiros com a colisão? (Nesse caso havia poucos passageiros)
    Trem fantasma que se solta do pátio e por SORTE, não teve velocidade suficiente pra chegar na composição que vinha em sentindo contrário.
    É muita sorte, mais não é suficiente pra gerir um transporte complexo igual a ferrovia.

  4. Vão esperar morrer algum passageiro para tomar alguma atitude? Aliás mesmo que morra alguém esse desgoverno vai continuar abrindo as penas para essa concessionária sangue-suga, que preta um serviço porco, nível supervia. Muito rabo preso envolvido de PSDB, Tarcísio Cara de Sapo Freitas…

    Se tívéssemos um governo minimamente sério, essas malditas concessões jamais aconteceriam.

  5. Caio Lobo confunde investimentos em melhorias com a manutenção regular das linhas. A manutenção regular é feita desde o primeiro dia da concessão. Já os investimentos em melhorias são feitos de forma escalonada e dependem de n fatores (não existe trem a pronta entrega no fabricante, por exemplo). Pior, a ação tresloucada do MP serve apenas para aumentar custos e gerar insegurança jurídica.

    As falhas recorrentes nos trens são fruto da péssimas condições da frota entregue pela CPTM (quase metade com revisão vencida). A quantidade de trens para a operação atual é a mínima possível e impede a meta retirada de trens para a revisão programada. Com a chegada dos novos trens, esses trens com revisão vencida serão removidos e passarão pelo processo que a CPTM não fez.

    1. Ivo, eu até poderia gastar tempo para rebater sua defesa da viamobilidade

      Mas a viamobilidade nem lavar os trens ela faz! O trem chega na plataforma parecendo que saiu de um mausoléu. E não estou falando da sujeira comum dos trens não, é crosta de sujeira mesmo. Sem contar que dentro do trem é a mesma coisa. Tem marca de sujeira nas sancas, nas portas, marca de mão com graxa …

      Então uma empresa que nem o básico faz, que é a limpeza, a gente não precisa nem discutir o resto.

      1. Tem composição com os balaústres soltos e enferrujados, e são da própria concessionária, C54 da vida.

    2. Não sei quem foi que disse para você que descarrilamento de trem, acontece em virtude de trens com manutenção vencida se isso houve…Falta de informação dizer que quebra de AMV, é em função disso…A manutenção programa da, é uma obrigação da empresa e não um favor…Pois mesmo antes de receber a manutenção já existia…Isso sem dizer que existe um cronograma por contrato, de retirada gradual dos trens, conforme aquisição de sua frota…A grande verdade,é que sob supervisão do governo do estado, uma parcela de passageiros foram transformados em cobaias… Isso sem dizer que novos trens, necessitam passar por uma série de testes, antes de serem liberados para circulação…Não sabe o que fala…

  6. A CPTM demitiu muita gente das linhas 08 e 09 durante e depois da concessão, não teria condições de reassumir de imediato as linhas e se tivesse que faze-lo, causaria sérios problemas nas outras linhas também! É claro que a transição foi toda apressada e atabalhoada, mas agora a concessionária está aí e terá que tomar providências, não adianta tentar voltar atrás de qualquer jeito!

    1. Dois anos é pouco tempo pra isso? O problema é: as falhas estão acontecendo e e nº muito maior do que se fossem ADM pela iniciativa privada.
      Não sei se é o caso de reverter a concessão, mas que deve ser tomada uma iniciativa pelo Estado, está claro.

    2. muita gente pensa que começou a operação da viamobilidade, no dia seguinte a CPTM começou a demitir os funcionários excedentes.

      nada disso. A CPTM começou a demitir os funcionários em junho. em outubro, a grande maioria de quem aderiu ao PDV já tinha ido embora. boa parte do pessoal remanescente das linhas 8/9 começou a ser transferido. nos últimos meses de operação, a CPTM operou com quadro reduzido em todas as áreas, porque outras áreas tiveram que suprir a demanda das linhas 8/9. em 27 de dezembro, 1 mês antes de passar o bastão oficialmente, a viamobilidade assumiu a parte operacional, maquinistas, estações, segurança, CCO. mas não a manutenção. a manutenção ficou dividida com a CPTM, tendo que deslocar funcionários de outras áreas para lá.

      e mesmo depois que a viamobilidade assumiu oficialmente a operação, a CPTM remanejou uma série de funcionários de manutenção para atender as linhas 8/9. isto não sou eu quem falo, são dados do ministério público no inquérito que foi aberto

      então eu diria que se houvesse boa vontade do governo do estado e da CPTM, poderia sim haver a devolução das linhas, pois a alta demanda no final do período de transição mostrou que foi capaz, mesmo que com trancos e barrancos. é claro que a estrutura problemática que a viamobilidade deixaria para CPTM seria um problema, mas poderia ser feita uma transição entre CPTM e concessionária, até que a CPTM pudesse ter quadro próprio e treinado para reassumir as atividades. mas não adianta porque o governo nem a direção da CPTM querem. isso é um assunto sem volta, só voltaria mesmo se uma grande tragédia acontecer, e isso nós não queremos que aconteça, e espero que não chegue nesse nível.

Comments are closed.

Previous Post
CPTM abre nova licitação para venda de bilhetes online (Jean Carlos)

CPTM abre nova licitação para venda de bilhetes do Expresso Turístico online

Next Post

Sindicato dos Metroviários diz que passageiros da Linha 15-Prata estão em risco

Related Posts