Tarcísio acrescenta o termo “Saracura” ao nome da estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja

Canteiro da futura estação "14-Bis Saracura"
Canteiro da futura estação “14-Bis Saracura” (LinhaUni)

O governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou decreto na sexta-feira, 7 de junho, determinando a mudança do nome da futura estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja, agora chamada de “Estação 14 BIS – Saracura”.

A mudança inclui o nome do quilombo que se localizava na área onde a estação será construída. As obras do canteiro estão parcialmente paralisadas em virtude das escavações arqueológicas no local, que encontraram artefatos que pertenceriam ao assentamento de escravos no Século 19.

O trabalho é feito pela empresa “A Lasca”, contratada pela LinhaUni, concessionária que irá operar o ramal de metrô. No entanto, o processo de retirada dos achados arqueológicos tem sido conturbado, com diversas discussões entre organizações não governamentais e órgãos do patrimônio histórico.

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Diante do impasse, as obras da estação 14 Bis-Saracura tinham avançado menos de 9% do projeto enquanto a vizinha Bela Vista beira 48% de execução, mesmo estando numa posição posterior à passagem do tatuzão.

Por falar na tuneladora, a máquina que escava e monta os túneis da Linha 6 no sentido sul, chegou à estação FAAP-Pacaembu na semana passada.

Tatuzão Sul na estação PUC-Cardoso
Tatuzão Sul já está a menos de 2 km da estação 14 Bis-Saracura (Redes sociais)

Ou seja, o tatuzão está atualmente a menos de 2 km de 14 Bis, com apenas mais uma parada prevista, na estação Higienópolis-Mackenzie, antes de cruzar o subsolo onde está a Avenida 9 de Julho e chegar ao canteiro atrasado.

Governo e concessionária ainda trabalham com o plano de concluir as escavações da vala onde o tatuzão precisará chegar, mas é cada vez mais difícil que esse objetivo seja atingido com o ritmo de trabalho atual.

Se não for possível preparar a estação para a chegada da tuneladora, restará aos parceiros na obra buscar alternativas para não comprometer a abertura do ramal, mesmo que parcialmente.

Este site entende que entre as opções está passar pela estação sem parada e posteriormente realizar a escavação ou esperar pela conclusão da vala enquanto a Acciona foca no trecho entre Brasilândia e Higienópolis-Mackenzie, por exemplo.

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