Tarcísio de Freitas confirma plano de conceder linhas ou privatizar Metrô em 2025

Governo pretende conceder linhas do Metrô (Jean Carlos)
Governo pretende conceder linhas do Metrô (Jean Carlos)

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou em entrevista coletiva nesta semana que sua gestão planeja definir o futuro do Metrô de São Paulo em 2025. E ele passa pela concessão de suas linhas ou uma sociedade com o setor privado.

A informação havia sido antecipada em primeira mão por este site em julho, graças a um documento oficial (veja abaixo) que mostrava o cronograma do projeto de “desestatização do Metrô”.

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O governador do estado afirmou que está analisando as opções para melhorar a situação financeira da estatal que opera as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do sistema metroviário.

Perguntado sobre os estudos encomendados à IFC para concessão das linhas do Metrô, Tarcísio afirmou que “ela está começando agora, vamos analisar a empresa, vamos ver qual é o melhor modelo para que a gente possa aumentar investimento, reduzir custos, melhorar a situação financeira, se é concessão, se a privatização, qual é o formato do metrô dali pra frente, então nós vamos estudar isso com muito cuidado, com muita responsabilidade. A ideia é que esse estudo aconteça ao longo do ano que vem e qualquer coisa em termos de leilão deve ocorrer em 2025.”

Trecho do documento que mostra o cronograma de privatização do Metrô de SP (Reprodução)

O governador não descartou a possibilidade de privatização, ou seja, da venda definitiva do Metrô de São Paulo para a iniciativa privada. Ao contrário da concessão que cede temporariamente o ativo para investidores.

Os estudos firmados junto ao IFC tem duração de dois anos, com previsão de término em 2025. Preparar um edital durante este período é uma tarefa considerada complexa, tendo em vista a amplitude do sistema metroviário.

Portas de plataforma na estação Belém (Jean Carlos)
Estação Belém (Jean Carlos)

Marca registrada do governo Tarcísio, as concessões e parcerias no setor metroferroviário estão dentro do radar do mandatário. Após a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda o governador pretende repetir o modelo com as demais linhas da CPTM.

Caso consiga seguir com os planos, até o final de sua gestão boa parte das linhas de transporte público sobre trilhos estarão sob gestão e operação privadas.

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