Tarcísio de Freitas confirma plano de conceder linhas ou privatizar Metrô em 2025

Informação havia sido antecipada por este site em julho em documento a que teve acesso. Governador do estado afirmou que modelagem só será conhecida após estudos
Governo pretende conceder linhas do Metrô (Jean Carlos)
Governo pretende conceder linhas do Metrô (Jean Carlos)

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou em entrevista coletiva nesta semana que sua gestão planeja definir o futuro do Metrô de São Paulo em 2025. E ele passa pela concessão de suas linhas ou uma sociedade com o setor privado.

A informação havia sido antecipada em primeira mão por este site em julho, graças a um documento oficial (veja abaixo) que mostrava o cronograma do projeto de “desestatização do Metrô”.

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O governador do estado afirmou que está analisando as opções para melhorar a situação financeira da estatal que opera as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do sistema metroviário.

Perguntado sobre os estudos encomendados à IFC para concessão das linhas do Metrô, Tarcísio afirmou que “ela está começando agora, vamos analisar a empresa, vamos ver qual é o melhor modelo para que a gente possa aumentar investimento, reduzir custos, melhorar a situação financeira, se é concessão, se a privatização, qual é o formato do metrô dali pra frente, então nós vamos estudar isso com muito cuidado, com muita responsabilidade. A ideia é que esse estudo aconteça ao longo do ano que vem e qualquer coisa em termos de leilão deve ocorrer em 2025.”

Trecho do documento que mostra o cronograma de privatização do Metrô de SP (Reprodução)

O governador não descartou a possibilidade de privatização, ou seja, da venda definitiva do Metrô de São Paulo para a iniciativa privada. Ao contrário da concessão que cede temporariamente o ativo para investidores.

Os estudos firmados junto ao IFC tem duração de dois anos, com previsão de término em 2025. Preparar um edital durante este período é uma tarefa considerada complexa, tendo em vista a amplitude do sistema metroviário.

Portas de plataforma na estação Belém (Jean Carlos)
Estação Belém (Jean Carlos)

Marca registrada do governo Tarcísio, as concessões e parcerias no setor metroferroviário estão dentro do radar do mandatário. Após a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda o governador pretende repetir o modelo com as demais linhas da CPTM.

Caso consiga seguir com os planos, até o final de sua gestão boa parte das linhas de transporte público sobre trilhos estarão sob gestão e operação privadas.

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15 comments
  1. Isso que dá votar no Tarcísio. Espero que pelo menos não privatize, somente faça a concessão do metrô…

  2. O povo acha q privatizar vai melhorar, sendo q se o metrô fosse tão ruim assim não teria investidor interessado, e deviam pesquisar qto as concessionárias recebem por passageiro as vezes passando de 50% do valor atual , ou seja, preparem para pagar 7 a 10 reais no valor da passagem , e as empresas vão ter custos a mais para manter seus funcionários e as vezes fazendo corte de contigente.
    No final das contas quem torce para q isso aconteça muitas das vezes acaba nem fazendo uso desse transporte .

  3. Não senhor, porque na eleição pessoas que moram no interior e NÃO USAM do transporte metropolitano votaram. Elas não podem continuar decidindo o futuro daquilo que não usam. Isso não é um caso simples que se resolva falando em eleição estadual

  4. Quem fala de privatização não conhece como funciona internamente. São acúmulos de funções, sucateamento, baixo salários e por aí vai.
    O dinheiro que o Sr Tarcísio gastou $62 milhões para uma empresa fazer o estudo de venda ou concessão do Metrô. Ele poderia ter utilizado na saúde que tá caos , a anos e o governo só pensa em sucatear as estatais.

  5. Passou da hora de privatizar. Chega de cabides de emprego e greves .
    O estado brasileiro é caro, corrupto e ineficiente. Tem de privatizar é tudo mesmo

    1. Não existe cabide de emprego, metrô mal tem funcionários, as vezes as estações ficam sem nenhum, pois os q tem, vão ajuda pessoa com mobilidade reduzida.

      E a privatização é apenas o caminho para corrupção, só ver os diversos casos da CCR + Alstom com o estado de SP

  6. o metrô só lembra dos usuários na hora de pedir para o povo aderir a greve de aumento salarial deles.

    1. O Metrô dava lucro antes de existirem esses contratos fraudulentos com a CCR, quando ainda haviam recursos financeiros repassados de forma correta para a empresa, havia concurso a cada dois anos para renovar o quadro de funcionários e a manutenção era excelente. Quem usa o Metrô há anos sabe muito bem disso. Tem até uma matéria falando sobre: https://istoedinheiro.com.br/metro-a-estatal-que-da-lucro/ .
      Hoje com a ViaQuatro e Via Mobilidade saqueando toda a receita por meio de tarifa, o Metrô é obrigado a prostituir os trens e estações com propagandas, vender nomes, etc, para conseguir se manter. Em segundo lugar, sobre os “cabides de emprego”, isso só ocorre nos altos cargos comissionados indicados por políticos, e que ganham salários absurdos. Um exemplo é o próprio atual presidente da cia, indicado pelo Tarcísio, só porque é “amiguinho na ideia privatista”.
      Enquanto isso, a linha de frente sofre com uma falta de quase 3.000 funcionários. Isso é possível consultar no portal da transparência: https://www.transparencia.sp.gov.br/CargosFuncoes/Reserved.ReportViewerWebControl.axd?Culture=1046&CultureOverrides=True&UICulture=1033&UICultureOverrides=True&ReportStack=1&ControlID=c03f7ff39e3444328153558e741e89c8&Mode=true&OpType=Export&FileName=ConsultaCargosTotais&ContentDisposition=OnlyHtmlInline&Format=PDF

      E para ajudar ainda mais, estão demitindo mais empregados por meio dos PDV’s, empregados estes que tem anos de experiência no que fazem. Jamais irão encontrar pessoas com tal mérito. E sobre a atual manutenção, é só ver os trens, estão totalmente largados, faltam recursos para investir. Nessa semana mesmo, já estão decidindo quais manutenções irão parar de fazer para cortar gastos. É uma crise criada!

      1. Bruno, aprovei seu comentário mas apaguei os trechos ofensivos. Peço que se atenha ao seu ponto de vista e é legal que tenhamos opiniões diferentes aqui, mas com argumentos, como os que você trouxe, concorde-se ou não. Estou deletando os comentários com ofensas de leitores a outros participantes, então conto com a sua ajuda também caso siga postando. Obrigado

  7. privatizar não vai, pois isso fere a constituição estadual, além do fato do metrô de SP ter surgido como uma empresa municipal e depois repassada ao estado, senão me engano por 90 anos. então precisaria de muita coisa no âmbito legislativo. além do fato de uma venda, o custo patrimonial do metrô é altíssimo.

    considerando que a consultoria é da IFC, devem fazer um plano semelhante aos das linhas 8 e 9.

    mas até lá tem muito chão pela frente, eleições municipais, a base de deputados que ficam com medo de perder voto em caso de dar M* …

    1. Muito boa observação! De acordo com o Decreto Municipal 11.276/1974, o transporte metroviário de passageiros foi entregue a exploração do Metrô pelo prazo de 90 anos. É certo que, juridicamente, é um tema que precisa ser debatido no legislativo, pois mesmo que o Estado tenha o controle acionário, podem surgir complicações legais diante de leis e/ou decretos que ainda não foram revogados e estão ainda em vigor hoje. De qualquer forma, não é de se duvidar que tanto o Executivo municipal ou estadual, juntos, trabalhem em prol da desestatização e do entreguismo desenfreado que vem acometendo o setor de transporte de passageiros.

  8. Me desculpe a franqueza, mas a mim ele nunca enganou, pois durante a campanha foram omitidos levianamente, e ele está apenas cumprido suas promessas não para seus eleitores obviamente, mas sim para os empresários que bancaram sua campanha, inclusive os do ABC, preparando um financiamento para as próximas eleições em um trampolim, as concessões e privatizações do sistema trarão consequências graves para a cidade, certos políticos matreiros usam de falácias ilusórias repetitivas para iludir a população carente com promessas eleitoreiras inexequíveis, gastando milhões em publicidades enganosas em sites e Revistas especializadas, Rádios, TV’s, e até ajudando ONG’s no interior sem relação com a mobilidade, iludindo a população, e pagando altos dividendos aos acionistas bancados pelo Estado.
    Se alguém tivesse a curiosidade de pesquisar o candidato Tarcísio indicado pelo presidente derrotado que já está junto com Ricardo Nunes, iria verificar que não fez absolutamente nada de relevante por São Paulo no período que foi Ministro dos Transportes por quatro anos, lembrando que São Paulo possui 31,2% da arrecadação nacional ficou o último (27º) em investimentos, entre suas promessas não cumpridas e não resolvidas a questão com a desocupação das encostas, e finalização do Viadutos inacabados na Rio Santos, portanto não resolver a questão com a desocupação das encostas, e finalização do Viadutos inacabados na Rio Santos, portanto não deveria ser surpresa desperdiçar R$62 milhões para uma empresa fazer o estudo de venda ou concessão do Metrô concessões dos trens metropolitanos da CPTM sem consultar a população que passaram a ter o padrão SUPERVIA ou VIAMOBILIDADE como queiram, com gastos ainda maiores para privatizar a SABESP com padrão de qualidade CEDAE com aumento imediato de custo para os consumidores!

  9. Será que a CCR ganha ? Quanto será que vamos pagar para os “investidores” ficarem com essas linhas ? Como será que vão fazer para pagar a tarifa para os concessionárias, se não teremos mais as empresas públicas nada recebendo, beneficiando as concessionária, que recebem em torno de R$ 7,00 por passageiro ?

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