Tarcísio Freitas promete edital do Trem Intercidades no 1º semestre de 2023

Governador eleito quer primeiro finalizar o leilão do Rodoanel Norte para então focar no trem regional entre São Paulo e Campinas
Trem regional Coradia (Alstom)

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse nesta quarta-feira, 7, que a licitação do Trem Intercidades Eixo Norte, ligando a capital a Campinas e passando por Jundiaí, deve ter seu edital de licitação lançado no primeiro semestre de 2023.

“A primeira grande prioridade é o Rodoanel, a nossa ideia é fazer o leilão em março, estamos discutindo o modelo com o mercado e estamos otimistas. Na sequência, a gente deve publicar o edital do Trem Intercidades, no primeiro semestre do ano que vem. Vai ser a primeira ferrovia de passageiros de média intensidade do Brasil”, explicou ao jornal O Globo.

O trajeto do Trem Intercidades Eixo Norte

O Trem Intercidades Eixo Norte, assim como a conclusão do Rodoanel Norte, eram promessas da gestão Doria/Garcia que nunca saíram do papel.

O trem regional deverá ter investimentos de R$ 10,2 bilhões e oferecer três serviços: a Linha 7-Rubi entre Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato, o Trem Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas, e o serviço expresso propriamente dito. A expectativa é que ele comece a circular apenas no final da década.

No mesmo evento, Tarcisio disse que sua equipe deverá começar os estudos para uma eventual privatização da Sabesp.

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21 comments
  1. Acho que poderiam fazer mais 1 ou 2 estações em Jundiaí e mais 1 estação em Campinas após da já citada Campinas Central, ambas as cidades são bem grandes em KM2. Sobre o rodoanel torçamos para que dê certo e vire realidade o trecho norte, espero que o novo governo também planeje sobre a questão do Ferroanel, pq depois do transtorno de sábado ali Tatuapé, já é algo a se pensar.

  2. Isso aii ,CCR (VIAMOBILIDADE-VIAQUATRO) já está preparada para essa concessão ,que venha L7-RUBI com seus 9500 sendo da Via Mobilidade, finalmente uma linha que a CCR não terá que adquirir frota ,graças a deus

    Lembrando sou contra a privatização da Sabesp

    Todos já estamos também ansiosos para o pacotão de concessão das L11-CORAL/L12-SAFIRA/L13-JADE juntas,que venha nessa nova gestão estadual colocar em prática isso

    1. Qual o motivo de você estar contente por a ccr não ter que adquirir frota, preocupação com o caixa deles?

      E fale por você, eu não tenho nenhuma ansiedade pela supervialização dos trens paulistas.

    2. Não sei por que tanta felicidade essa da sangue-suga não precisar adquirir a frota…

      E não estou nada ansioso pela dilapidação do estado, e tenho certeza que muitos aqui seguem a mesma linha, fale apenas por você.

      1. Viajei muito nos anos 90, entre Jundiaí a Campinas. Ao invés de priorizarem fizeram foi paralisar. Só acredito quando eu ver as máquinas aqui na serra de Botujuru, iniciando a abertura dos 800 MTS de túnel.

    3. Oh, pobre da empresa, sinto pena quando ela desembolsa trens “do próprio bolso” – Isso é sério? Todas as outras fazem, por que ela seria a exceção?
      A mesma já apanha pra operar 8/9, acha mesmo que vai conseguir operar na 7, que você mesmo mete o pau pelas falhas dela? Fora o retrocesso de acabar com o 7/10 e fazer baldeação na Barra Funda – Linhas 3 e 11 que se lasquem pra segurar a demanda.

      E nos poupe, só você está esperando isso, ou qualquer leigo que tem a certeza que o serviço vai ser as mil maravilhas…

  3. Nenhum comentário a respeito da unificação da Lapa?

    Uma pena saber que com isso o 710 vai acabar, e triste que a CPTM pode acabar junto com a Sabesp nessa próxima “gestão” .

  4. O liberalismo à brasileira, onde eles prometem diminuir o tamanho do estado, aumentando o tamanho do estado com concessões onerosas que consomem ainda mais o dinheiro público .

    Só que fica o aviso: se estão penando para operar as linhas 8 e 9, vão ter q puxar trem se carroça na linha 7. E na linha 7 se começar a acontecer igual na 8 e 9, o povo quebra tudo. E aí eu quero ver o carioca segurar o rojão

  5. Esse trem não vai sair nunca enquanto o povo Paulista continuar elegendo o mesmo tipo de político que acabou com os trens de passageiros: os liberais e neoliberais de direita! Tudo o que eles sabem fazer é privatizar o que está funcionando bem! Tipo assim uma ação entre amigos! E aí nós ficamos com serviços caros e ineficientes (vide transporte público em SP) e eles com a grana!

  6. Não vejo a hora de ver a CCR descarrilando trens pela Linha 7 e botando a culpa na CPTM, Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, The São Paulo Railway Company.

  7. Se a linha 7 for privatizada e o serviço 710 por descontinuado, o povo de lá quebra todas as estações – vide quando tem greve ou a circulação pára.

    Toda população está vendo a CCR destruir a linha 8 e 9, e já sabem que privatização no Brasil só é bom para as empresas que ganham as licitações e terrível para quem utiliza.

    Nas duas linhas privatizadas tem relato de falhas 4, 5 vezes por semana; fora tudo que já não era bom ter ficado ainda pior.

  8. Está linha não devia parar em Campinas pois são apenas mais 80km até piracicaba passando por Santa Bárbara d’oeste..Piracicaba hoje é uma grande cidade representa a rmp .visto que é grande o número de pessoas que se desloca de uma cidade a outra inclusive a capital

  9. Primeiro o serviço o serviço 710 foi um Cala a boca para o pessoal da Linha 10 que chamou 7500 a mesma coisa que 1.700 que rodava na linha 7. Segundo emprestados para a VM com mais de 2 milhões de quilômetros rodados rodeios dos trens sem revisão geral . 3 tanto gato que a parte elétrica da cptm fez na subestação elétrica no Morumbi para deixar linha operacional que não aguenta vários trens . Estações após osasco na L8 com acessibilidade 0%

  10. Utilizo diariamente o serviço 710. Isto economiza muit tempo com baldeação. Se acabar este serviço para que tenha trem para Campinas isto mostra pouco caso com o interesse público. O que aliás é o que caracteriza esta gestão ao conceder as linhas 8 e 9 e mudar a linha 18 de monotrilho para BRT. Espero que a próxima gestão pense mais no interesse público. Especialmente para quem utiliza o transporte público.

  11. Governantes deveriam sempre antecipar-se em uma visão de vanguarda com o aprendizado aos acontecimentos ocorridos em outros locais e circunstâncias para evitar e repetir o que ocorra em seu própria gestão, os acontecimentos recentes como a existência de trens cargueiros trafegando em linhas dos trens metropolitanos provocando acidentes e longa paralizações, lembrando que o futuro governador Tarcísio, enquanto Ministro dos Transportes fez muito pouco por São Paulo, e aquela assinatura de um termo de ajustamento junto ao governo do estado para a conclusão da construção do Ferroanel Norte foi uma falácia eleitoreira, pois agora ele está junto com a equipe de Rodrigo Garcia do PSDB, da mesma forma escolher para inaugurar as concessões com a ViaMobilidade as únicas linhas que não possuem cargueiros que são as 8 e 9, e insistir em concessões precipitadas para empresas despreparadas para assumir, prejuízos milionários como as paralizações de 111 dias como da Linha 15-Prata sem que até hoje não houve pagamento, cancelar o monotrilho da Linha 18-Bronze por pressões econômicas, não foram o suficientes para se avaliar e antecipar medidas com o governante possuindo equipe despreparada e incapacitada para antecipar acontecimentos!
    Desta forma a estação da CPTM em Água Branca só está sendo reconstruída por ser interesse do Metrô assim será o Pari, como foi Tamanduateí, porém a conexão com a Linha 8 ser feita só com a concessão da Linha 7 que além de ser uma chantagem vergonhosa, é mais um retrocesso pernicioso.
    Desta forma o título de maior retrocesso em mobilidade urbana de São Paulo do cancelamento da Linha18-Bronze passara a ser a extinção da “Linha Integradora-710”por conta de mais uma concessão mal elaborada!

    “Ao mesmo tempo que o governo paulista enaltece a concessão de linhas do sistema metrô ferroviário à iniciativa privada como algo positivo para os cofres públicos, documentos publicados demostram que tais operações são perniciosas e causam forte impacto na arrecadação das companhias CPTM e Metrô, agravadas com a diminuição drástica da arrecadação por parte do governo estadual por conta da recente diminuição imposta pela redução do IPI dos combustíveis pelo governo federal com fins eleitoreiros.”
    Já passou muito da hora de unificar todas as linhas metropolitanas Metrô e CPTM numa única empresa, com planejamentos e investimentos unificados.
    Alô! MPE-Ministério Público Estadual e TCE-Tribunal de Contas Estadual vamos fiscalizar com lupa estas concessões, elas são maléficas e perniciosas para o Estado e para a população e só beneficiam a iniciativa privada, pois mobilidade não pode ser tratada como um balcão de negócios com ações lucrativas na bolsa de valores as custas do Estado!

  12. Vejo tanta coisa mais importante pro governo se preocupar, e a preocupação maior dos caras é vamos privatizar o que funciona, porque não privatiza o SUS, como acabar com as enchentes, como acabar com a escassez de água, como melhorar a limpeza urbana, como diminuir a violência, como melhorar a educacao, gerar empregos, acho que estao facilitando pro pessoal de campinas entregar curriculo na capital, acho que deveriamos privatizar a política,

  13. Tarcísio, MUITO CUIDADO, NÃO TRAIA A POPULAÇÃO Q TE ELEGEU POR CONTA DO CAPITÃO. CUIDADO, MUITO CUIDADO, POIS QUEM TE COLOCOU, TE TIRA.

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