Invenção de Baldy, Trem Intercidades até Sorocaba não fará parte de concessão das linhas 8 e 9

Secretário licenciado citou possibilidade de incluir trem regional no pacote de linhas da CPTM, mas presidente da empresa desmentiu informação
Trem usado na Linha 8: serviço regional até Sorocaba não fará parte da concessão (CPTM)

A inclusão do Trem Intercidades até a cidade de Sorocaba não fará parte da licitação que concederá as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para a iniciativa privada. A afirmação foi feita pelo presidente da CPTM, Pedro Moro, durante a 26ª Semana de Tecnologia Metroviária, promovida pela AEMESP, associação de engenheiros e arquitetos de metrô.

Moro desmentiu seu ex-chefe, o secretário licenciado Alexandre Baldy, que em mais de uma ocasião admitiu essa hipótese. A favor do presidente da CPTM pesa o fato de que os documentos preliminares da concessão não traziam qualquer referência à inclusão do serviço de trem regional até Sorocaba. Segundo uma fonte ouvida pelo site tempos atrás, essa possibilidade nunca existiu.

Apesar disso, seria natural que o Trem Intercidades fosse incluído nesse pacote afinal eles terão de compartilhar as mesmas vias e concentrar tudo em apenas um grupo facilitaria a estratégia de operação. Algo assim ocorrerá em outra licitação, a do TIC até Campinas e Americana, que incluirá o Trem Intermetropolitano e a Linha 7-Rubi. Uma das possibilidades para a ideia não ter sido levada à frente é o fato de que poderia atrasar todo o processo, que é o mais adiantado entre as concessões da CPTM.

Edital atrasado

Outra previsão de Baldy, a de que o edital das linhas 8 e 9 seria publicado na primeira quinzena de agosto, acabou não sendo cumprida. Paulo Galli, secretário executivo dos Transportes Metropolitanos e que responde pela pasta atualmente, afirmou também na semana passada que o projeto está na fase final de modelagem.

“A gente acredita que entre setembro e outubro devemos estar com isso pronto para mostrar aos comitês internos. Havendo aprovação, encaminhar para publicação e avançar”, disse. Se esse cenário se confirmar, é provável que um vencedor seja conhecido até março de 2021 caso não surjam imprevistos.

Estudo de demanda do TIC: Sorocaba era o trecho com menor movimento em levantamento de 2013 (GESP)

Com prazo de 30 anos, a concessão prevê investimentos em novas estações, reformas e adequações, aquisição de 30 trens e implantação do sistema CBTC de sinalização a fim de reduzir os intervalos. Apenas nos primeiros seis anos da concessão, haverá um investimento estimado em R$ 2,6 bilhões a cargo do parceiro privado. As duas linhas atendiam diariamente antes da quarentena pouco mais de um milhão passageiros, total que deve atingir 1,150 milhão nos próximos anos.

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  1. Mesmo sem qualquer disposição sobre o trem intercidades para Sorocaba, seria prudente ao menos ser disposto neste edital de concessão a possibilidade de sua implementação. Isso pode jogar para um momento posterior este projeto, mas ao menos evita ter que ocorrer uma renegociação com a empresa que ganhou a concessão para a passagem dos trens ou até mesmo a criação de alguma resistência quanto a este projeto por quem estiver administrando as linhas Com isso um projeto futuro teria a possibilidade de ser estudado com mais calma o projeto, permitindo atrair mais interessados que além de terem a necessidade de compartilharem vias, teriam que aportar, em tese, recursos para construção de trechos de segregação, retificação de outros.

    Tomara que exista essa consciência e que essa concessão não seja apenas para pequenos acréscimos aos ramais.

  2. A elaboração dos contratos de concessões por possuírem prazos longos, acima de trinta anos devem ser minuciosamente descritos com a colaboração do sistema jurídico, não devendo dar margens a interpretações dúbias, assim como já aconteceram com os trens intercidades que não se previu compartilhar trens de passageiros com os de carga, aquele bloqueio para os trens da Linha 13-Jade não terem acesso ao aeroporto de Guarulhos e inúmeros outros, no entanto percebe-se uma atitude afoita dos gestores principalmente nas proximidades dos períodos eleitorais.

    A exclusão do serviço de trens de passageiros intercidades entre a capital e Sorocaba no pacote de concessão, com prazo para ser executado é o verdadeiro motivo neste contrato de concessão ainda estar pendente, pois caso isto aconteça se irá entregar o filet mignon e ficar com o osso e será mais uma vez o estado subsidiando o privado ou seja se privatiza o lucro e socializa o prejuízo, e após isso ocorrer não adiantará lamentar.

    Seja quem for que vá assumir essa concessão, vai querer apenas lucrar e investir o mínimo possível, e o prazo para as aquisições das novas composições, se não for 15, poderá ser 18, ou até 24 meses para compra que é uma preocupação menor e irrelevante, pois foi algo não exigido nas concessões das Linhas-4, 5 e não será na 15, e conforme já mencionei em meus comentários anteriores, foi colocada como um jabuti nas negociações para desviar a atenção dos incautos, e sim com as reforma e as modernizações de estações, rede aérea, subestações elétricas, via permanente, oficinas, sinalização, enfim toda infraestrutura que requerem maiores investimentos.

    “Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo tempo; Mas não pode-se enganar a todos por todo tempo” Abraham Lincoln.

  3. e qual a surpresa? alguém realmente acreditava que o TIC até Sorocaba saia? um grande investimento para uma demanda de 25 mil por dia?

    e sobre a concessão das linhas 8 e 9, volto a falar: ou o governo abre as pernas, ou a concessão não sai.

  4. Acorda CPTM, tem uma linha que vai de Sorocaba pra São Roque, de ônibus, se a CPTM usar um pouco a cabeça, será uma opção pro sorocabano e toda região de Sorocaba ir pra São Paulo, sem depender da Cometa. Depois, se for o caso, Sorocaba banca um vlt até São Roque. O que não entendo é a linha 8 terminar em amador Bueno. Faz pelo menos em linha singela. E vê se coloca essa opção no edital.

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