Governo prorroga consulta pública do Trem Intercidades até 15 de outubro

CPTM estendeu por mais um mês o período para recebimento de sugestões e esclarecimentos a respeito da concessão. Atraso pode acabar levando leilão para o segundo semestre de 2022
Primeiro Trem Intercidades ligará São Paulo a Campinas em uma hora

A consulta pública do Trem Intercidades Eixo Norte, concessão que envolve os serviços de trens regionais e a Linha 7-Rubi, teve seu período estendido até 15 de outubro, informou o governo nesta quarta-feira, 15.

Com isso, os interessados em enviar sugestões terão mais tempo para formular suas propostas, que serão analisadas pela comissão que prepara a modelagem do contrato de concessão.

A prorrogação da consulta pública, no entanto, pode levar o leilão do Trem Intercidades para o segundo semestre de 2022 caso influencie nas próximas etapas previstas.

Segundo cronograma apresentado pelo governo do estado, a partir de setembro e durante outubro deveriam ser realizadas as sondagens com o mercado, encontros em que empresas com experiência nas várias áreas ligadas ao projeto fazem suas sugestões e críticas ao edital.

Em novembro, a gestão Doria espera aprovar a modelagem da concessão no formato de Parceria Público-Privada junto ao CGPPP (Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas). Após isso, em dezembro está prevista a publicação do edital, que ficaria disponível por quatro meses até a realização do leilão, em abril do ano que vem.

O cronograma previsto para concessão do TIC Eixo Norte

Diante da complexidade do projeto, entretanto, é razoável imaginar que o cronograma passe por mais atrasos, dependendo das mudanças que possam ocorrer. Embora não citada nos documentos disponibilizados, a inclusão da Linha 10-Turquesa na concessão atual pode ser um fator capaz de criar dificuldades futuras ao alterar todas as previsões e estudos já realizados – o governo afirma que essa possibilidade está sendo analisada no momento.

Fazendo um paralelo com a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, que também tiveram a consulta pública estendida no ano passado, parece bastante otimista que o governo consiga aprovar o edital do TIC Eixo Norte em tão pouco tempo.

No caso das linhas 8 e 9, após o encerramento da consulta pública em abril de 2020, o edital só foi publicado em dezembro. O leilão, que terminou com a vitória da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, foi realizado em 20 de abril deste ano apenas.

Total
20
Shares
3 comments
  1. É tanto processo burocrático que vai chegar o fim de 2022 é possivelmente nada definido. Acredito que poderia ter mais esforço para ampliar o transportes sobre trilhos no estado inteiro.

  2. As vezes começo a achar que esse trem intercidades vai ser mais uma daquelas promessas folclórias tipo despoluição do Tietê ou túnel Santos-Guarujá

Comments are closed.

Previous Post

Após hiato de quase 4 anos, Linha 17-Ouro volta a receber vigas-trilho

Next Post

TCU suspende projeto de implantação do People Mover de Guarulhos

Related Posts