Após ver três de seus principais ramais de trens metropolitanos serem leiloados há quase um mês, a CPTM agora se prepara para perder a única linha que ainda não foi concedida pelo governo do estado.
Parte do Lote ABC Guarulhos, a Linha 10-Turquesa será oferecida à iniciativa privada em conjunto com o VLT da Linha 14-Ônix em projeto. A previsão é que isso ocorra até o final deste ano.
Embora a cessão da operação dos quatro ramais que ainda está à frente ainda demore alguns meses, é questão de tempo para que a CPTM perca sua principal missão, prestar o serviço de transporte de passageiros.

Qual o destino da companhia, no entanto, ainda é um segredo guardado a sete chaves pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, Tarcísio não pretende privatizar o que restou da CPTM tampouco transformá-la em uma consultoria de projetos.
A segunda hipótese chegou a ser apontada como solução para o Metrô de São Paulo, que também está sob risco de ver as quatro linhas hoje operadas por ele concedidas em conjunto com outros ramais em projeto.

Novas tarefas
A despeito disso, a companhia criada em 1992 para assumir a malha de trens de subúrbio operada pela Fepasa e CBTU tem sido escalada para desenvolver projetos de novos trens regionais no estado.
O caso mais emblemático é a retomada da ferrovia Santos-Cajati, que operou com passageiros até 1997 e com carga até 2003.
A CPTM acaba de lançar uma licitação para realizar um aerolevantamento do traçado para fins de estudos de um serviço regional de passageiros.
Vai acabar sendo absorvida pela Artesp e extinta, como aconteceu com a EMTU. Com a concessão do restante de linhas da cmsp, pode ser que unifique o pessoal junto aos remanescentes da cptm dentro da Artesp.
Ele vai esperar passar as eleições. Pois ele sabe que o sistema de privatização não funciona e da prejuiso ao estado
E vai atrapalhar a campanha dele para presidente ou governador.
a população não está preocupada com isso. isso não vai atrapalhar a campanha dele.
o que vai atrapalhar a campanha dele é uma operação desastrosa como da viamobilidade. a diferença que o povo da região da linha 7 e das linhas da zona leste não será tão pacífico quanto a turma das linhas 8 e 9. por isso ele manterá um tempo de retaguarda após a concessionária assumir as linhas
E se a operação já foi mto difícil não L8 e L9 q eram as melhores da CPTM esperem só pra ver o caos nas outras linhas com estrutura mto mais precária e o pior de tudo, compartilhando trilhos com trens de carga
Se o Tarcísio acreditasse que privatizações ruins tirariam votos, ele não deixaria a VM 8 e 9 sangrando e já teria decretado intervenção ou caducidade no contrato.
Mesmo que todos os 3 milhões de usuários diários da rede ex-CPTM decidissem votar pra presidente no Lula ao invés do Tarcísio (o que é improvável, transporte não é um elemento polarizador), isso seria irrelevante perante um universo de mais de 160 milhões de eleitores em todo o Brasil.
Acabou pra CPTM, é só passar na Receita Federal e pedir baixar no CNPJ.
Se já era redundante ter duas operadoras estatais no sistema (essa estratégia foi adotada meramente para preservar a saúde financeira da CMSP), ter duas estatais fazendo planejamento e consultoria é extremamente ridiculo. Essas funções cabem muito bem numa CMSP enxuta, servindo basicamente como “braço executivo” da turbinada Artesp.
Acredito que o governador não vai privatizar agora
Pois sabe que a privatização não vai melhorar o sistema.
E para não prejudicar sua candidatura de governador ou presidente ele vai adiar a privatização.
É um verdadeiro crime o que está sendo feito com o transporte ferroviário de passageiros em SP.