Tarcísio não pretende privatizar ou transformar CPTM em consultoria, segundo relato

Estação Brás Comunicação visual Serviço 710
Linha 7-Rubi na Estação Brás (Jean Carlos)

Após ver três de seus principais ramais de trens metropolitanos serem leiloados há quase um mês, a CPTM agora se prepara para perder a única linha que ainda não foi concedida pelo governo do estado.

Parte do Lote ABC Guarulhos, a Linha 10-Turquesa será oferecida à iniciativa privada em conjunto com o VLT da Linha 14-Ônix em projeto. A previsão é que isso ocorra até o final deste ano.

Embora a cessão da operação dos quatro ramais que ainda está à frente ainda demore alguns meses, é questão de tempo para que a CPTM perca sua principal missão, prestar o serviço de transporte de passageiros.

Linha 14-Onix (STM)

Qual o destino da companhia, no entanto, ainda é um segredo guardado a sete chaves pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, Tarcísio não pretende privatizar o que restou da CPTM tampouco transformá-la em uma consultoria de projetos.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

A segunda hipótese chegou a ser apontada como solução para o Metrô de São Paulo, que também está sob risco de ver as quatro linhas hoje operadas por ele concedidas em conjunto com outros ramais em projeto.

Ligação da Baixada Santista com Cajati (Jean Carlos)

Novas tarefas

A despeito disso, a companhia criada em 1992 para assumir a malha de trens de subúrbio operada pela Fepasa e CBTU tem sido escalada para desenvolver projetos de novos trens regionais no estado.

O caso mais emblemático é a retomada da ferrovia Santos-Cajati, que operou com passageiros até 1997 e com carga até 2003.

A CPTM acaba de lançar uma licitação para realizar um aerolevantamento do traçado para fins de estudos de um serviço regional de passageiros.

 

8 comments
  1. Vai acabar sendo absorvida pela Artesp e extinta, como aconteceu com a EMTU. Com a concessão do restante de linhas da cmsp, pode ser que unifique o pessoal junto aos remanescentes da cptm dentro da Artesp.

  2. Ele vai esperar passar as eleições. Pois ele sabe que o sistema de privatização não funciona e da prejuiso ao estado
    E vai atrapalhar a campanha dele para presidente ou governador.

    1. a população não está preocupada com isso. isso não vai atrapalhar a campanha dele.

      o que vai atrapalhar a campanha dele é uma operação desastrosa como da viamobilidade. a diferença que o povo da região da linha 7 e das linhas da zona leste não será tão pacífico quanto a turma das linhas 8 e 9. por isso ele manterá um tempo de retaguarda após a concessionária assumir as linhas

      1. E se a operação já foi mto difícil não L8 e L9 q eram as melhores da CPTM esperem só pra ver o caos nas outras linhas com estrutura mto mais precária e o pior de tudo, compartilhando trilhos com trens de carga

    2. Se o Tarcísio acreditasse que privatizações ruins tirariam votos, ele não deixaria a VM 8 e 9 sangrando e já teria decretado intervenção ou caducidade no contrato.
      Mesmo que todos os 3 milhões de usuários diários da rede ex-CPTM decidissem votar pra presidente no Lula ao invés do Tarcísio (o que é improvável, transporte não é um elemento polarizador), isso seria irrelevante perante um universo de mais de 160 milhões de eleitores em todo o Brasil.

  3. Acabou pra CPTM, é só passar na Receita Federal e pedir baixar no CNPJ.
    Se já era redundante ter duas operadoras estatais no sistema (essa estratégia foi adotada meramente para preservar a saúde financeira da CMSP), ter duas estatais fazendo planejamento e consultoria é extremamente ridiculo. Essas funções cabem muito bem numa CMSP enxuta, servindo basicamente como “braço executivo” da turbinada Artesp.

  4. Acredito que o governador não vai privatizar agora
    Pois sabe que a privatização não vai melhorar o sistema.
    E para não prejudicar sua candidatura de governador ou presidente ele vai adiar a privatização.

Comments are closed.

Previous Post
Trens da BYD e Alstom em montagem na China

Alstom e CRRC agilizam entrega de novos trens da Linha 15 enquanto BYD tem meta difícil

Next Post

CPTM: Serviço 710 e Linha 12-Safira terão alterações operacionais neste fim de semana

Related Posts