Tarcísio revela programa “São Paulo nos Trilhos” com extensão de mais de 890 km

Governo do estado irá anunciar o programa "São Paulo Sobre Trilhos"
Governo do estado irá anunciar o programa “São Paulo Sobre Trilhos” (Montagem sobre imagem da Siemens)

O contrato do Trem Intercidades Eixo Norte (São Paulo-Campinas) será mesmo assinado na próxima quarta-feira, 29 de maio, assim como este site antecipou. A confirmação partiu do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos) em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Tarcísio, no entanto, foi além e revelou que nesse mesmo dia haverá o anúncio do programa “SP nos Trilhos”, que pretende viabilizar 13 projetos metroferroviários nos próximos anos.

Na conta estão obras já contratadas como o citado TIC Eixo Norte e também novidades como trens regionais entre São José dos Campos e Taubaté, Sorocaba para Campinas e extensões até Araraquara e Ribeirão Preto.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Os projetos com maior potencial de serem lançados em breve são a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que o governador diz que terá o leilão ocorrendo entre o final deste ano e o começo de 2025.

Outro projeto apontado como “adiantado” é a concessão do Trem Intercidades Eixo Oeste, entre a capital paulista e Sorocaba, que já está sendo estudado e deve ir a leilão em breve, segundo ele.

Áreas passíveis de serem usadas pela Linha 20-Rosa em Santo André
Áreas passíveis de serem usadas pela Linha 20-Rosa em Santo André (CMSP)

Linha 20-Rosa começando pelo ABC

O governador também abordou o transporte sobre trilhos no ABC afirmando há outro estudo bem adiantado para a concessão da Linha 10-Turquesa, a última da CPTM, junto com a Linha 14-Ônix, um ramal que ligará Guarulhos a Santo André.

Segundo ele, o projeto será implantado em três fases, mas não explicou por onde o ramal começará a funcionar. Em compensação, Tarcísio contrariou os estudos até aqui afirmando que a Linha 20-Rosa do Metrô terá sua primeira fase iniciada por Santo André, no ABC.

Como já havia sido revelado anteriormente, as quatro linhas operadas pelo Metrô serão leiloadas em pares com projetos metroviários em desenvolvimento. A Linha 20 em conjunto com a Linha 1-Azul, a Linha 19-Celeste (Guarulhos-São Paulo) com a Linha 2-Verde e a Linha 16-Violeta com a Linha 3-Vermelha.

O monotrilho da Linha 15-Prata, que já foi leiloado mas teve a licitação anulada pela Justiça, não foi citado pelo governador. Porém, a Linha 22-Marrom, que partirá de Cotia em direção ao bairro do Sumaré, em São Paulo, apareceu na entrevista.

Sobre as extensões das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, o mandatário previu que irão operar a partir de 2029.

Concessão das linhas 3-Vermelha e 16-Violeta (Jean Carlos)
Concessão das linhas 3-Vermelha e 16-Violeta (Jean Carlos)

Investidores estrangeiros

Diante do questionamento sobre o número elevado de projetos bilionários, o governador reconheceu que não será possível leiloá-los de uma vez. “Eu consigo fazer dois, três leilões por ano. Mais do que isso, vai faltar capacidade para o mercado absorver”, disse.

Para tirá-los do papel, a atual gestão aposta em grupos estrangeiros, fruto das turnês realizadas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Tarcísio disse que “players” europeus estão estudando a concessão das linhas 11, 12 e 13. A despeito do otimismo, é fato que os últimos leilões não tiveram grandes concorrentes como foi o caso do TIC Eixo Norte, com apenas um proponente.

Sobre os projetos que foram qualificados na quinta-feira (dois VLTs e dois Trens Intercidades), o governador afirmou acreditar que serão leiloados em 2027.

Rodovia dos Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes: alternativa para trajeto do Trem Intercidades (Ecovias)

Um deles, o Trem Intercidades Eixo Sul, entre São Paulo e Santos, é considerado o mais complexo por conta da Serra do Mar e o desnível de 700 metros entre o Planalto e o litoral.

O governador voltou a comentar sobre as alternativas estudadas que incluem uso da cremalheira, que reduz a distância mas torna a viagem lenta, uma rota de descida pela Zona Sul de São Paulo passando por Mongaguá e uma terceira opção, acompanhando o traçado da Rodovia dos Imigrantes e posteriormente utilizando um trecho da antiga ferrovia Santos-Cajati.

Ao todo, os projetos do programa “São Paulo Sobre Trilhos” envolvem mais de 890 km de extensão, o que colocaria o estado em um patamar semelhante ao de grandes metrópoles do primeiro mundo.

Faltou, contudo, o governador do estado explicar como o poder público bancará tamanho investimento (ele reconheceu que o setor privado não tem condições para fazer isso sozinho) e sobretudo a remuneração pelo serviço de tantas concessionárias operando a rede.

 

Previous Post
Cobertura metálica e edifício técnico da estação Santa Marina

Vídeo: estação Santa Marina, da Linha 6-Laranja, começa a receber cobertura

Next Post
Trem S19 da Linha 15-Prata em montagem final na China (CMSP)

Novo trem chinês da Linha 15-Prata aparece quase pronto

Related Posts