Tatuzão chegará à estação Santa Cruz em novembro

Shield retoma nesta sexta-feira a escavação em direção a primeira conexão com a rede do Metrô

Shield duplo, vulgo Tatuzão (imagem: Metrô)
Shield duplo, vulgo Tatuzão (imagem: Metrô)
Shield duplo, vulgo Tatuzão (imagem: Metrô)
Shield duplo, vulgo Tatuzão (imagem: Metrô)

O shield duplo, conhecido popularmente como ‘Tatuzão’, retomará a escavação em direção a estação Santa Cruz nesta sexta-feira. O equipamento, que trabalha na expansão da Linha 5- Lilás, está parado entre as ruas Marselhesa e Botucatu após sair da futura estação Hospital São Paulo no dia 04 de setembro.

A previsão é que a tuneladora chegue a nova estação Santa Cruz em novembro, conforme previsto pelo blog. A expectativa é que os trabalhos neste trecho sejam concluídos entre junho e julho do ano que vem. Após chegar a conexão com a Linha 1-Azul, o tatuzão passará por um período de manutenção e só deve voltar ao trabalho em janeiro. Serão mais 1.200 metros até a estação Chácara Klabin, mais um período de pausa e a última etapa de escavação até o poço Dionísio da Costa.

Problemas pelo caminho

Enquanto o shield duplo (que abre um único túnel para passagem das duas vias de trens), a ‘Tarsila’, a tuneladora menor que escava na região do Campo Belo, causou um problema na esquina da Avenida Santo Amaro com a Rua Vieira de Morais. A concessionária responsável por ela precisou interditar duas faixas sentido centro da Santo Amaro para os trabalhos de reparação.

Não é a primeira vez que ela causa transtornos na superfície. No ano passado, um trecho da mesma avenida afundou após sua passagem, exigindo que parte dos moradores e comerciantes deixassem seus imóveis enquanto se monitorava possíveis problemas.

Apesar disso, a tuneladora deve ser a primeira a concluir sua escavação, chegando ao poço Bandeirantes no final do ano.

Interdição na Avenida Santo Amaro provocada pelo tatuzão
Interdição na Avenida Santo Amaro provocada pelo tatuzão
6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Elisabetta De Luca Nathan
Elisabetta De Luca Nathan
9 anos atrás

Prezado Ricardo,
Moro na rua Rita Joana de Sousa esquina com rua Princsea .isabel no Brookin Novo.Minha casa está perpendicular ao terreno onde está o Poço Bandeirantes do Metro. Hoje recebi uma correspondência do Metro, comunicando que a parte da rua Rita Joana entre rã Princesa Isabel e rua Gil Eanes, ficará fechada por 4 meses porque a tuneleira será desmontada. O que significa isso?As obras terminaram?.estaremos livres do barulho diuturno que já aguentamos há tantos anos?O que será feito desses espaço onde hoje estão as obras? Até hoje ninguém soube informar.
Agradeço e aguardo sua resposta.

Atenciosamente,
Elisabetta

ElisabettaDeLuca Nathan
ElisabettaDeLuca Nathan
9 anos atrás
Responder para  Ricardo Meier

o fechamento da rua informado no folheto que recebemos era para ser iniciado em 08/102015 mas atrasou .hoje .27/11/2015 a tuneleira chegou ao poço e começou a ser desmontada.
O que vai acontecer agora?
Agradeço e aguardo sua resposta.
PS. Estou preocupada. Foram colocados dois medidores no muro de minha casa e são monitorados várias vezes por dia pelo pessoal do metrô.
Abs.
Elisabetta

camila
camila
9 anos atrás

Ricardo, eu moro bem na frente dessa reparação que estão fazendo na Sto Amaro com a Vieira de Morais e estou procurando por tudo quanto é canto a previsão de término. Você tem idéia? Obrigada!