Linha 5

Tatuzão chegará à estação Santa Cruz em novembro

Shield retoma nesta sexta-feira a escavação em direção a primeira conexão com a rede do Metrô
Shield duplo, vulgo Tatuzão (imagem: Metrô)
Shield duplo, vulgo Tatuzão (imagem: Metrô)
Shield duplo, vulgo Tatuzão (imagem: Metrô)
Shield duplo, vulgo Tatuzão (imagem: Metrô)

O shield duplo, conhecido popularmente como ‘Tatuzão’, retomará a escavação em direção a estação Santa Cruz nesta sexta-feira. O equipamento, que trabalha na expansão da Linha 5- Lilás, está parado entre as ruas Marselhesa e Botucatu após sair da futura estação Hospital São Paulo no dia 04 de setembro.

A previsão é que a tuneladora chegue a nova estação Santa Cruz em novembro, conforme previsto pelo blog. A expectativa é que os trabalhos neste trecho sejam concluídos entre junho e julho do ano que vem. Após chegar a conexão com a Linha 1-Azul, o tatuzão passará por um período de manutenção e só deve voltar ao trabalho em janeiro. Serão mais 1.200 metros até a estação Chácara Klabin, mais um período de pausa e a última etapa de escavação até o poço Dionísio da Costa.

Problemas pelo caminho

Enquanto o shield duplo (que abre um único túnel para passagem das duas vias de trens), a ‘Tarsila’, a tuneladora menor que escava na região do Campo Belo, causou um problema na esquina da Avenida Santo Amaro com a Rua Vieira de Morais. A concessionária responsável por ela precisou interditar duas faixas sentido centro da Santo Amaro para os trabalhos de reparação.

Não é a primeira vez que ela causa transtornos na superfície. No ano passado, um trecho da mesma avenida afundou após sua passagem, exigindo que parte dos moradores e comerciantes deixassem seus imóveis enquanto se monitorava possíveis problemas.

Apesar disso, a tuneladora deve ser a primeira a concluir sua escavação, chegando ao poço Bandeirantes no final do ano.

Interdição na Avenida Santo Amaro provocada pelo tatuzão
Interdição na Avenida Santo Amaro provocada pelo tatuzão

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

6 Comentários

Click here to post a comment
  • Prezado Ricardo,
    Moro na rua Rita Joana de Sousa esquina com rua Princsea .isabel no Brookin Novo.Minha casa está perpendicular ao terreno onde está o Poço Bandeirantes do Metro. Hoje recebi uma correspondência do Metro, comunicando que a parte da rua Rita Joana entre rã Princesa Isabel e rua Gil Eanes, ficará fechada por 4 meses porque a tuneleira será desmontada. O que significa isso?As obras terminaram?.estaremos livres do barulho diuturno que já aguentamos há tantos anos?O que será feito desses espaço onde hoje estão as obras? Até hoje ninguém soube informar.
    Agradeço e aguardo sua resposta.

    Atenciosamente,
    Elisabetta

    • Olá, Elisabetta!

      Infelizmente, ainda não. Esse poço serviu como ponto de partida para a primeira tuneladora, que seguiu em direção a Vila Mariana e hoje está próxima a estação Santa Cruz. Mas ele também é o local de chegada de outras duas tuneladoras, que começaram a escavar hà quase dois anos a partir de Santo Amaro. É uma delas que está chegando ao final do trabalho. Ou seja, ainda falta outra tuneladora, que deve chegar ao poço dois meses após a primeira.
      Como são imensas (cerca de 100 metros de comprimento, elas precisam ser desmontadas no poço e içadas para um local na superfície, no caso a rua a que você se refere.
      Com isso, parte do problema acabará, mas esse poço ainda serve de saîda para a terra escavada pela terceira tuneladora que só deve encerrar seu trabalho por volta de junho do ano que vem. Depois disso, eles fecharão o poço finalmente.

      Esse terreno tem um prédio que abriga uma central de fornecimento de energia para Linha 5. É esse o destino final do local.

      A propósito, quando está marcado o fechamento da rua?

      • o fechamento da rua informado no folheto que recebemos era para ser iniciado em 08/102015 mas atrasou .hoje .27/11/2015 a tuneleira chegou ao poço e começou a ser desmontada.
        O que vai acontecer agora?
        Agradeço e aguardo sua resposta.
        PS. Estou preocupada. Foram colocados dois medidores no muro de minha casa e são monitorados várias vezes por dia pelo pessoal do metrô.
        Abs.
        Elisabetta

        • Elisabetta, falei com o consórcio agora há pouco e eles disseram que a tuneladora chegará oficialmente na segunda-feira. Ela deve estar a alguns metros do canteiro de obras e por isso estão monitorando se está ocorrendo alguma movimentação no solo. Normalmente é por precaução mesmo. Se houver algum risco eles costumam pedir que os moradores saiam dos imóveis até que tudo esteja normalizado. Ocorreu algo assim na avenida Santo Amaro no começo do ano.

          Acredito que não há motivo para se preocupar, apesar disso. Com a chegada do primeiro ‘tatuzão’, aí sim começará o desmonte daqui a algumas semanas. Eles estavam para instalar um guindaste para retirar as peças e também iriam mudar a fiação da rua para outro lado da calçada. O segundo tatuzão está previsto para janeiro. Aí a paz deve voltar aos poucos para seu bairro, espero.

  • Ricardo, eu moro bem na frente dessa reparação que estão fazendo na Sto Amaro com a Vieira de Morais e estou procurando por tudo quanto é canto a previsão de término. Você tem idéia? Obrigada!

    • Olá, Camila,

      esse problema, causado pela passagem do primeiro ‘tatuzão’, deve ser resolvido talvez em semanas, mas pode demorar mais porque um segundo tatuzão está no momento na altura da avenida Roberto Marinho. Talvez eles tenham que esperar pelo segundo para evitar maiores problemas. Ocorreram situações como essa em outra parte da avenida Santo Amaro no começo do ano, com interdição de umas boas semanas.

Airway