|

Tatuzão da Linha 2-Verde avançou 230 metros e chegará em Vila Formosa em março

Tuneladora que escava em direção à Vila Prudente voltou a operar em 6 de janeiro após pausa inicial. Previsão de chegada foi revelada pelo governador Tarcísio de Freitas

Tatuzão Cora Coralina: novo recorde (CMSP)
Tatuzão Cora Coralina: novo recorde (CMSP)

Enquanto o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estava no canteiro de obras da futura estação PUC-Cardoso de Almeida (Linha 6-Laranja) na manhã desta quarta-feira (31), do outro lado da cidade o maior tatuzão já operado no Brasil seguia escavando na Zona Leste.

Tarcísio foi prestigiar a chegada do Tatuzão Sul, uma das duas máquinas que abrem os túneis da Linha 6, uma PPP em sociedade com a LinhaUni. Mas foi o próprio governador que chamou a atenção para o que ocorria longe dali.

Em meio ao discurso, o governador destacou o fato de São Paulo ter no momento três tuneladoras em atividade simultânea. Não se trata, no entanto, da primeira vez que isso ocorre já que a Linha 5-Lilás usou três equipamentos ao mesmo tempo, mas dois deles de menor porte.

A novidade foi a previsão que “Cora Coralina”, nome de batismo da tuneladora da Linha 2-Verde, chegará à futura estação Vila Formosa em março.

Quase no mesmo momento, o Metrô de São Paulo, que é responsável pela expansão da Linha 2 até a Penha, publicou em seu perfil em redes sociais que o tatuzão do consórcio CML2 já havia avançado 230 metros e que já se aproximava metade do caminho até sua primeira parada.

A localização da estação Vila Formosa e do Complexo Rapadura (Google)

Como mostramos aqui, o CML2 fez uma pausa nas escavações em meados de dezembro para montar o último módulo do TBM (Tunnel Bore Machine, como é conhecido em inglês).

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Após as festas de fim de ano, a tuneladora voltou à atividade em 6 de janeiro. A distância aproximada entre o Complexo Rapadura, de onde ela partiu, e Vila Formosa, seria de 650 metros, portanto, faltariam cerca de 400 metros para serem escavados.

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vlamir Marques
Vlamir Marques
1 ano atrás

Começou em novembro de 23. Vai chegar à estação Vila Formosa em março de 2024, Qdo percorrerá aproximadamente 700 metros. Nessa velocidade, chegará a Estação Vila Prudente (um pouco mais de 4.000 metros) daqui 2 anos e meio aproximadamente. Essa tuneladora pode perfurar até 15 mts dia. Mas em pouco mais de 2 meses perfurou 230 metros pelas informações. Algo está errado. Teve 1 parada técnica, mas isso ñ acarretou tanto atraso, e, outras paradas técnicas ocorrerão. Terá que acelerar muito pra chegar em dezembro na Vila Prudente.

Henrique Tomaz
Henrique Tomaz
1 ano atrás
Responder para  Vlamir Marques

Vlamir, no começo é mais lento mesmo e depois o ritmo vai aumentando. Essa expectativa de 15m por dia é bem arrojada mas pode ser factível no futuro. O tatuzão sul da linha 6-laranja é um exemplo, no primeiro trecho fez 5m/dia, no segundo já foi para 7, depois 9 e chegou a 13m/dia. Muita coisa pode acontecer no caminho, mas esse ritmo de 15m/dia acredito que seja somente se não houvesse nenhuma intercorrência em nenhum dia durante todo a escavação, cenário improvável. De toda forma, vamos acompanhar o ritmo e esse site faz um acompanhamento bem legal. veja a reportagem do tatuzão sul e o ótimo infográfico que o Ricardo Meier elabora:

https://www.metrocptm.com.br/tatuzao-sul-da-linha-6-laranja-chega-a-estacao-puc-cardoso-de-almeida-nesta-quarta-31/

Davi
Davi
1 ano atrás

em questões de *transporte*, Tarcisio recebeu a melhor herança que um governador poderia ter recebido, obras importantissímas que serão concluídas justo em ano de eleição

Vlamir
Vlamir
1 ano atrás

Henrique Tomaz, Agradecendo suas informações. Sei que 15 mts. dia de perfuração seria o limite máximo, mas espero que 10 mts. dia/média seja bem razoável. Mas como vc disse, vamos acompanhar.