Tatuzão da Linha 6-Laranja “chegou” ao Estádio do Pacaembu

Imagens e vídeo mostram Tuneladora Sul rompendo a parede do VSE Pacaembu, que fica em frente à Praça Charles Miller nesta semana
Tatuzão Sul chega ao VSE Pacaembu
Tatuzão Sul chega ao VSE Pacaembu (Redes Sociais)

O avanço das três tuneladoras em atividade simultânea em São Paulo tem criado uma situação bastante curiosa, com etapas sendo atingidas com frequência.

Se ontem o Metrô confirmou a chegada de “Cora Coralina”, o imenso tatuzão da Linha 2-Verde, ao VSE Coxim, ao mesmo tempo outro equipamento, o Tatuzão Sul da Linha 6-Laranja, atingia a parede do poço Pacaembu.

A informação foi compartilhada por funcionários em redes sociais, que postaram um vídeo da máquina rompendo a última camada de material no subsolo. O site contatou a LinhaUni, concessionária responsável pelo ramal metroviário, para confirmar a informação.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Se isso ocorreu de fato, terão se passado cerca de 50 dias desde a partida da estação PUC-Cardoso de Almeida, em 26 de fevereiro.

A distância percorrida foi de aproximadamente 700 metros, o que indicaria um ritmo diário de avanço de 14 metros, possivelmente a melhor marca atingida até aqui.

O VSE Pacaembu fica localizado em frente à Praça Charles Miller, que dá acesso ao Estádio do Pacaembu, atualmente em reforma e ampliação por uma empresa privada.

Nesse local estão sendo construídos túneis de estacionamento que servirão para a inserção de trens durante o período de pico na operação.

O VSE Pacaembu, onde haverá um estacionamento de trens da Linha 6 (LinhaUni)

A tendência é que o tatuzão permaneça por algumas semanas no poço, até ser arrastado até o ponto de emboque. De lá, ele terá uma curta etapa até a estação FAAP-Pacaembu, que fica a cerca de 200 metros do VSE.

Após isso começará uma fase crítica para o trecho sul: chegar à estação Higienópolis-Mackenzie, a mais profunda da América Latina, e que ainda está sendo preparada para recebê-lo.

Depois, a grande interrogação da Linha 6, a estação 14 Bis, cujas obras estão em compasso de espera enquanto se resolve o que fazer com os achados arqueológicos encontrados na região.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
7 comments
  1. Alguma chance dos tatuzões serem aproveitados para futuras linhas, tipo linhas 19-Celeste e 20-Rosa? Ou para cada linha é necessário comprar um tatuzão novo?

    1. Prezado Henrique, esta pergunta depende dos projetos tecnicos mais detalhados das duas linhas citadas, projetos que ainda nao existem ! tambem existe a questao temporal, pois este tipo de equipamento não deveria ficar parado por muito tempo, finalmente o desgaste de todo o material mecanico, eletrico e eletronico ao longo do tempo, bem como o custo para atualizar ou substituir estes equipamentos. Na minha modesta opiniao, esta sua pergunta fica para ser respondida em 2025 ou 2026, quando as questoes de projeto e temporal puderem ser respondidas.

    2. Os tatuzões costumam ser alugados, e não comprados. Assim que a obra termina, é desmontado e devolvido para a empresa contratada.

  2. Depois Higienopolis Mackenzie a linha complica demais pois 14 bis não tem condições de ser perfurada em 2024.

  3. Alguém tem alguma notícia da empresa A Lasca, responsável pelo sítio arqueológico na 14 Bis ?
    Alguma explicação ou prazo ?

  4. O trecho crítico já foi atingido, o tatuzão tá na porta de FAAP-Pacaembu e até agora os túneis de plataforma não foram escavados, 14 Bis não é o maior problema mais, todas as estações seguintes estão sem os copors da estações escavados, especiapmente a mais próxima do tatuzão, parem de focar em 14 Bis quando o problema é bem maior que ela, até mesmo Vila Cardoso que deve receber o tatuzão em 6 meses tem a porcentagem de completude da obra muito baixa pra receber o tatuzão, a partir de agora essa obra vai enfrentar um longo período de marasmo até que os tatuzões possam seguir escavando

  5. pelo jeito essa linha ira atrasar e muito devido esse embrolio. aciona e estado terao grandes prejuizos e processos se arrastanfo na eficiente justica

Comments are closed.

Previous Post
Estações Lageado e União de Vila Nova foram adiadas (Jean Carlos)

Estações Lajeado e União de Vila Nova da CPTM foram adiadas para 2028

Next Post
Expresso Turistico (Jean Carlos)

Expresso Turístico da CPTM comemora 15 anos com futuro incerto

Related Posts
Transporte sobre trilhos gerou economia de R$ 30 bilhões em 2022 (Jean Carlos)

Confira o balanço do sistema metroferroviário brasileiro em 2022

O transporte sobre trilhos é evidentemente uma das melhores opções de deslocamento nas grandes cidades brasileiras. Apesar do…
Leia mais