A Tuneladora Sul da Linha 6-Laranja do Metrô já está na estação Santa Marina. O enorme “tatuzão” rompeu a parede norte da futura estação nesta quarta-feira, 2 de novembro, conforme mostra um vídeo publicado pelo canal “Linha 6 Laranja“.
A conclusão das escavações do trecho de cerca de 500 metros levou 63 dias. O equipamento havia partido oficialmente no dia 31 de agosto, mas de um ponto à frente do SE Aquinos.
Como o site mostrou, os primeiros dias de trabalho foram lentos, com uma média baixa de avanço e várias paradas. Mas nas últimas semanas, o tatuzão passou a ganhar velocidade e deve manter um ritmo mais próximo ao desejado pela Acciona, a construtora responsável pela obra.
Um cálculo aproximado indica um avanço diário de cerca de 8 metros, um pouco abaixo da média de 12 metros/dia pretendida.

Como é praxe nesse tipo de escavação, agora o TBM (Tunnel Bore Machine, sua denominação em inglês) será arrastado até o emboque sul da estação e antes de voltar ao trabalho passará por uma revisão geral.
O marco obtido pela Acciona é significativo já que há apenas nove meses essa máquina ficou inundada por esgoto após o rompimento de um interceptor da Sabesp. A recuperação do equipamento levou cerca de cinco meses, com a substituição de peças avariadas pelo longo tempo submerso.
Os holofotes agora se voltam para a Tuneladora Norte, “irmão gêmeo” do Tatuzão Sul, que está sendo preparada para escavar em direção à futura estação Brasilândia. Ela deveria ter partido em outubro, mas até onde se sabe, continua sendo preparada para o início dos trabalhos.
